O relato financeiro continua a ser uma das principias fontes de informação dos investidores nas suas tomadas de decisão, contudo, a conectividade com o relato de sustentabilidade é cada vez mais crítica, dada a exigência dos stakeholders em conhecer os impactos da atividade económica futura dos negócios e empresas, nos três pilares da sustentabilidade.
Neste primeiro semestre de 2025, foram vários os eventos ocorridos que colocam à prova a resiliência das empresas e da sua gestão, para enfrentar os desafios resultantes de conflitos geopolíticos, alterações de condições comerciais e alterações climáticas, e para os quais o IASB continua a desenvolver projetos para dar resposta aos impactos contabilísticos associados.
Sabia que em 2025 a IAS 21 foi atualizada com orientação sobre a conversão cambial em economias onde a moeda perdeu função de troca, enquanto o IASB e o IFRS IC avançam com ajustes à IAS 29 e à aplicação dos indicadores de hiperinflação?
Em 2025, tornou-se efetiva uma alteração à IAS 21 que pretende dar orientação sobre como calcular a taxa de câmbio de uma economia cuja moeda deixou de ser aceite como meio de troca pelos agentes económicos. O IASB tem ainda em curso uma alteração à IAS 29 relativa a conversão da informação financeira para uma moeda hiperinflacionária e o IFRS IC tem uma agenda decision em preparação acerca da aplicação dos indicadores de economias hiperinflacionárias.
Este ano deve ser aproveitado pelos preparadores da informação financeira, para:
i. consolidar a aplicação do novo regime tributário, o Global Minimum Tax, também designado por regime Pilar Dois da OCDE;
ii. iniciar o processo de adoção da IFRS 18 com enfoque na nova estrutura da Demonstração dos resultados; e
iii. rever os MPMs – Management defined Performance Measures’ – e preparação das reconciliações exigidas.
No que respeita à conectividade entre o relato financeiro e o relato de sustentabilidade, no 4.º trimestre de 2025 o IASB publicará exemplos da conectividade dos riscos climáticos e a imparidade de ativos não financeiros, os quais servirão de orientação para os preparadores de informação financeira em IFRS.
Estas e outras informações, disponíveis na nossa newsletter – uma visão geral das alterações ocorridas ao nível das normas internacionais de contabilidade e de relato financeiro publicadas pelo IASB, e as datas em que estas se tornam efetivas.
Prepare o seu relato financeiro e de sustentabilidade.
Mantenha-se atento aos principais aspetos e impactos nas demonstrações financeiras, decorrentes das alterações introduzidas às normas IFRS.
Conheça o nosso curso de Contabilidade e Finanças, sobre IFRS – uma formação prática, destinada à atualização dos tratamentos contabilísticos previstos.
© 2015 - 2025 PwC. Todos os direitos reservados. "PwC" refere-se à rede de entidades que são membros da PricewaterhouseCoopers International Limited (PwCIL), cada uma das quais é uma entidade legal distinta e não atuam como agentes da PwCIL, nem das restantes entidades membros da network. A PwCIL não presta serviços a clientes. A PwCIL não assumirá qualquer responsabilidade perante terceiros por atos ou omissões praticados no exercício da atividade profissional das suas firmas membros, nem exerce qualquer controlo sobre, ou os vincula juridicamente. Nenhuma das entidades pertencentes à rede PwC exerce qualquer controlo sobre, nem vincula juridicamente as demais entidades no exercício da sua atividade profissional pelo que não poderão as mesmas ser responsabilizadas, a que título for, perante terceiros por atos ou omissões praticados no exercício das respetivas atividades profissionais.