Momento Económico

Um breve olhar sobre a Economia

De frequência trimestral, a publicação “Momento Económico”, desenvolvida pela PwC, pretende divulgar uma perspetiva evolutiva da economia nacional e das grandes tendências económicas, que suportam as expectativas macroeconómicas futuras.

A “Momento Económico”, enquanto Thought Leadership de economia, tem como objetivo ser uma publicação de referência, que o ajudará a manter-se informado sobre as perspetivas evolutivas da economia nacional e das grandes tendências globais. 

A PwC tem o conhecimento e as competências necessárias para o apoiar na tomada de decisões fundamentadas. Ajudamo-lo a projetar o futuro!Subscreva a “Momento Económico”

“Plan for the future, make decisions and measure your impact.”
 

Cláudia Rocha, Strategy Advisory Partner

“Em tempos de incerteza, com este Momento Económico, pretendemos incluir maior clareza nas suas decisões.”

Cláudia Rocha,Strategy Advisory Partner, PwC Portugal
Momento Económico | 2023 – 3.º Trimestre
O 2.º trimestre de 2023 registou um abrandamento associado ao desacelerar do setor dos serviços e pela quebra de atividade da indústria transformadora. Não obstante, o consumo privado e o turismo deram sinais de resiliência.
Momento Económico | 2023 – 3.º Trimestre

A economia portuguesa apresentou um 2.º trimestre marcado por abrandamento, com os indicadores setoriais a apontar para uma desaceleração do volume de negócios dos serviços e do comércio a retalho, no 2.º trimestre, e para uma quebra do volume de negócios da indústria, face ao período homólogo.

Por outro lado, o consumo privado, sustentado por um mercado de trabalho, com forte dinamismo, e o turismo, deram sinais de resiliência e de aumento de atividade, contribuindo de forma significativa para a manutenção da conjuntura positiva.

Esta dinâmica da atividade turística, conjuntamente com a resiliência do consumo e um crescimento no 1.º trimestre acima do esperado, contribuíram para uma revisão em alta das perspetivas de crescimento da economia portuguesa em 2023 (prevendo-se superiores às da Área Euro). Adicionalmente, a inflação foi revista em baixa para o que terá contribuído a redução das pressões inflacionistas externas. Para 2023, as autoridades económicas preveem, atualmente, um crescimento da economia portuguesa entre 2.5% e 2.7% e uma inflação entre 5.2% e 5.7% – uma revisão em alta do crescimento que antes se perspetivava de 1% e 1.8% e redução da taxa de inflação anual, que antes se estimava entre 5.5% e 5.9%.

Numa nota menos positiva, o BCE subiu, novamente e tal como esperado, as taxas de juro de referência, na reunião de 27 de julho, igualando os níveis elevados de 2001. Por outro lado, deixou incerteza quanto à decisão de setembro, relativa a uma nova subida ou uma pausa, dependendo da evolução dos indicadores económicos.

Temas económicos de destaque:

Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023

Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023
Estudo prévio, realizado pela PwC, analisou o impacto económico global decorrente da realização do evento, Jornadas Mundiais da Juventude, em Portugal, estima-se entre €0.4 bn e €0.6 bn, em termos de valor acrescentado bruto (VAB).


Risco da dívida pública portuguesa

Risco da dívida pública portuguesa
A robustez dos juros das Obrigações do Tesouro a 10 anos, permitiu a Portugal reduzir o prémio de risco da dívida portuguesa, situando-se a níveis mais baixos que outras obrigações do tesouro com melhores ratings de crédito, afastando-se, assim, da Grécia e de Itália, países do grupo de periféricos da Zona Euro.

O regresso do El Niño

O regresso do El Niño
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou recentemente o início do fenómeno climatérico El Niño, referindo que o mesmo aumentará a probabilidade de se ultrapassarem recordes de temperatura e o risco de seca em várias regiões. Em algumas regiões os impactos económicos poderão ser significativos.


Recuperação discreta da China

Recuperação discreta da China
Apesar de ter registado um crescimento económico de 4.5%, no 1.º trimestre de 2023, a situação económica é frágil, tendo o Banco Central Chinês reduzido as taxas de juro e injetado ~$33 bn de forma a estimular a economia, o que revela a preocupação com a situação económica por parte das autoridades.

Aumento da pressão sobre os preços dos semicondutores e dos cereais a nível global

Aumento da pressão sobre os preços dos semicondutores e dos cereais a nível global
A China proibiu a exportação de materiais essenciais à produção de semicondutores. Esta medida poderá levar a algumas restrições no abastecimento destes materiais, causando pressão nos seus preços. O acordo para exportações de cereais pela Ucrânia através do Mar Negro foi suspenso pela Rússia, perspetivando-se que esta decisão afete países mais vulneráveis em termos de acesso a alimentos e pressione os preços a nível global.

 

  

{{filterContent.facetedTitle}}

{{contentList.dataService.numberHits}} {{contentList.dataService.numberHits == 1 ? 'resultado' : 'resultados'}}
{{contentList.loadingText}}

Conheça os nossos serviços de Economics

A nossa equipa de Economics da área Strategy Advisory da PwC Portugal tem o conhecimento e as competências necessárias para desenvolver análises e previsões de mercado, análises de impacto (seja económico, social e ambiental), de custo-benefício, ou qualquer outro apoio relacionado com tópicos económicos, pretendendo apoiar a tomada de decisão fundamentada em diversos contextos, seja público ou privado.
Fale connosco!

Contacte-nos

Cláudia Rocha

Cláudia Rocha

Strategy Advisory Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 317

Marta Carvalho

Marta Carvalho

Strategy Advisory Director, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 317

Siga-nos