{{item.title}}
{{item.text}}
{{item.title}}
{{item.text}}
A “Momento Económico”, enquanto Thought Leadership de economia, tem como objetivo ser uma publicação de referência, que o ajudará a manter-se informado sobre as perspetivas evolutivas da economia nacional e das grandes tendências globais.
A PwC tem o conhecimento e as competências necessárias para o apoiar na tomada de decisões fundamentadas. Ajudamo-lo a projetar o futuro!Subscreva a “Momento Económico”
“Em tempos de incerteza, com este Momento Económico, pretendemos incluir maior clareza nas suas decisões.”
A economia portuguesa apresentou um 2.º trimestre marcado por abrandamento, com os indicadores setoriais a apontar para uma desaceleração do volume de negócios dos serviços e do comércio a retalho, no 2.º trimestre, e para uma quebra do volume de negócios da indústria, face ao período homólogo.
Por outro lado, o consumo privado, sustentado por um mercado de trabalho, com forte dinamismo, e o turismo, deram sinais de resiliência e de aumento de atividade, contribuindo de forma significativa para a manutenção da conjuntura positiva.
Esta dinâmica da atividade turística, conjuntamente com a resiliência do consumo e um crescimento no 1.º trimestre acima do esperado, contribuíram para uma revisão em alta das perspetivas de crescimento da economia portuguesa em 2023 (prevendo-se superiores às da Área Euro). Adicionalmente, a inflação foi revista em baixa para o que terá contribuído a redução das pressões inflacionistas externas. Para 2023, as autoridades económicas preveem, atualmente, um crescimento da economia portuguesa entre 2.5% e 2.7% e uma inflação entre 5.2% e 5.7% – uma revisão em alta do crescimento que antes se perspetivava de 1% e 1.8% e redução da taxa de inflação anual, que antes se estimava entre 5.5% e 5.9%.
Numa nota menos positiva, o BCE subiu, novamente e tal como esperado, as taxas de juro de referência, na reunião de 27 de julho, igualando os níveis elevados de 2001. Por outro lado, deixou incerteza quanto à decisão de setembro, relativa a uma nova subida ou uma pausa, dependendo da evolução dos indicadores económicos.
Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023
Estudo prévio, realizado pela PwC, analisou o impacto económico global decorrente da realização do evento, Jornadas Mundiais da Juventude, em Portugal, estima-se entre €0.4 bn e €0.6 bn, em termos de valor acrescentado bruto (VAB).
Risco da dívida pública portuguesa
A robustez dos juros das Obrigações do Tesouro a 10 anos, permitiu a Portugal reduzir o prémio de risco da dívida portuguesa, situando-se a níveis mais baixos que outras obrigações do tesouro com melhores ratings de crédito, afastando-se, assim, da Grécia e de Itália, países do grupo de periféricos da Zona Euro.
O regresso do El Niño
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou recentemente o início do fenómeno climatérico El Niño, referindo que o mesmo aumentará a probabilidade de se ultrapassarem recordes de temperatura e o risco de seca em várias regiões. Em algumas regiões os impactos económicos poderão ser significativos.
Recuperação discreta da China
Apesar de ter registado um crescimento económico de 4.5%, no 1.º trimestre de 2023, a situação económica é frágil, tendo o Banco Central Chinês reduzido as taxas de juro e injetado ~$33 bn de forma a estimular a economia, o que revela a preocupação com a situação económica por parte das autoridades.
Aumento da pressão sobre os preços dos semicondutores e dos cereais a nível global
A China proibiu a exportação de materiais essenciais à produção de semicondutores. Esta medida poderá levar a algumas restrições no abastecimento destes materiais, causando pressão nos seus preços. O acordo para exportações de cereais pela Ucrânia através do Mar Negro foi suspenso pela Rússia, perspetivando-se que esta decisão afete países mais vulneráveis em termos de acesso a alimentos e pressione os preços a nível global.
A nossa equipa de Economics da área Strategy Advisory da PwC Portugal tem o conhecimento e as competências necessárias para desenvolver análises e previsões de mercado, análises de impacto (seja económico, social e ambiental), de custo-benefício, ou qualquer outro apoio relacionado com tópicos económicos, pretendendo apoiar a tomada de decisão fundamentada em diversos contextos, seja público ou privado.
Fale connosco!