A “Momento Económico”, enquanto Thought Leadership de economia, pretende ser uma publicação trimestral de referência, que o ajudará a manter-se informado sobre as perspetivas evolutivas da economia nacional e das grandes tendências globais.
A PwC tem o conhecimento e as competências necessárias para o apoiar na tomada de decisões fundamentadas. Ajudamo-lo a projetar o futuro!Subscreva a “Momento Económico”
“Em tempos de incerteza, com este Momento Económico, pretendemos incluir maior clareza nas suas decisões.”
Depois da pandemia COVID-19, com forte impacto na economia global em 2020, os anos de 2021 e 2022 foram de grande crescimento, em especial em Portugal, com uma importante retoma das atividades, particularmente no setor do turismo.
Com o surgir do conflito bélico em solo europeu no início de 2022 e, consequentes, aumento da incerteza geopolítica e crise energética na Europa, assistimos ao agravar do aumento de custos e preços – especialmente nos preços energéticos –, acentuar das disrupções no abastecimento de materiais, e na deterioração da confiança dos agentes económicos. O aumento da inflação para níveis surpreendentes, levou também a uma alteração da política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que se traduziu num aumento contínuo das taxas de juro.
Neste contexto, entrámos em 2023 com a perspetiva de redução do crescimento económico – de facto, na mais recente edição do Global CEO Survey da PwC, 73% dos CEO, a nível global, acreditam que o crescimento económico global diminuirá nos próximos 12 meses. A magnitude desta redução está envolta em incerteza, suspeitando-se que o 1.º trimestre de 2023 seja de ligeira recessão, a nível global. As expectativas pessimistas de arrefecimento económico vieram apenas aligeiradas pelo atenuar da pressão dos preços energéticos.
No contexto nacional, espera-se um abrandar do consumo privado e das exportações, e é apontado um maior contributo do investimento, associado aos Fundos Europeus, embora com algum grau de incerteza. A taxa de inflação deverá diminuir ligeiramente, face a 2022, prevendo-se que atinja 6-7%, e as taxas de juro deverão atingir o seu pico a meio do ano.
Para 2024 e 2025, espera-se que o nível de instabilidade do contexto global diminua e que o nível de exportações e investimento em Portugal ganhem novo impulso.
Menor nível de apoio público
Após um período de diversas medidas de apoio de recuperação à economia implementadas pelo Governo, prevê-se que estas se devam esbater.
A importância dos Fundos Europeus
Os atrasos na implementação dos projetos do PRR e restantes mecanismos, poderão impactar as perspetivas de crescimento económico, assim como, atrasar as necessárias evoluções ao nível da transição climática e digital, entre outros.
Política monetária do BCE com ajustes previstos
O Banco Central Europeu (BCE) deverá continuar a subir as suas taxas de juro diretoras, na primeira metade de 2023.
COVID-19 na China
Inicialmente, o levantamento das restrições à COVID-19 na China fizeram surgir preocupações sobre uma nova disrupção da economia global, mas os sinais atuais indicam para que as eventuais disrupções serão de curta duração. O foco do país será, agora, a sua estabilidade económica e social.
Menor risco de abastecimento energético
Os riscos associados aos mercados de energia têm diminuído, graças ao Inverno europeu mais quente e à inexistência de cortes de oferta.
A nossa equipa de Economics da área Strategy Advisory da PwC Portugal tem o conhecimento e as competências necessárias para desenvolver análises e previsões de mercado, análises de impacto (seja económico, social e ambiental), de custo-benefício, ou qualquer outro apoio relacionado com tópicos económicos, pretendendo apoiar a tomada de decisão fundamentada em diversos contextos, seja público ou privado.
Fale connosco!