Entrevista completa a Bruno Bonone

1. Como têm vivido as empresas Portuguesas e, em particular, as empresas de raiz familiar, o momento presente, em que a economia está a crescer?

As empresas portuguesas têm vindo a trabalhar na consolidação daquilo que conseguiram adquirir durante este período de recuperação económica que temos vindo a viver. Tanto porque se internacionalizaram durante este tempo como porque encontraram novas oportunidades internamente, seja pelo desenvolvimento do turismo, seja pelo aumento de procura criado pelos estrangeiros que se mudaram para o nosso país ou mesmo dos portugueses que viram alguma melhoria das suas condições de vida. No caso das Empresas de Raiz Familiar a consciência sobre a necessidade desta consolidação é ainda maior uma vez que as famílias vivem a empresa de uma forma mais profunda e não querem seguramente arriscar enfrentar uma nova situação de crise sem terem as suas empresas bem preparadas para a continuidade.

2. Qual a importância da existência e da vivência de valores numa empresa de raiz familiar?

Há inúmeras vantagens em viver os valores familiares dentro das empresas mas, na circunstância atual eu penso que a maior delas é a estabilidade que esses valores asseguram, numa época em que tudo é instável.

A família que vive os seus valores dentro da empresa não muda esses valores. Trata da empresa como se da sua casa se tratasse e promove esse mesmo tipo de atitude junto daqueles que aí trabalham. Isso resulta num aumento de confiança e segurança, dois sentimentos fundamentais ao desenvolvimento humano.

3. Num mundo cada vez mais digital e em grande transformação os valores da família e da empresa ganham ou perdem importância?

Os valores não ganham nem perdem importância em qualquer momento da nossa vida porque são  fundamentais ao desenvolvimento da pessoa humana. Aquilo que acontece é que temos tendência a dar maior atenção ao que é importante quando nos encontramos em situações de dificuldade.

4. Como se transmitem os valores da família empresária de geração em geração?

Os valores passam-se sempre através da educação que damos aos nossos filhos e a quantos nos rodeiam. E a educação tem sempre maior resultado quando é dada através do exemplo!
 

Bruno Bonone, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Pinto Basto e Presidente da Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa

“As empresas portuguesas têm vindo a trabalhar na consolidação daquilo que conseguiram adquirir durante este período de recuperação económica que temos vindo a viver.”

Bruno Bonone, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Pinto Basto e Presidente da Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa

Contacte-nos

Jaime Carvalho Esteves

Tax Lead Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 601

Miguel Marques

Partner

Tel: +351 225 433 164

Siga-nos