Inquérito Global sobre Empresas de Raiz Familiar 2018

O Efeito dos Valores

Como criar uma vantagem competitiva duradoura através dos valores e propósito na era digital.

Crescimento – e como sustentá-lo

O inquérito deste ano encontrou as Empresas de Raiz Familiar de boa saúde, com níveis de crescimento a que não já assistíamos desde 2007. Espera-se que as receitas continuem a crescer, para a maioria dos negócios (84%), sendo que 16% afirmaram que o crescimento deverá ser “rápido” e “agressivo”.
Existe um sentido de preocupação entre muitas Empresas de Raiz Familiar com a trajetória de crescimento dos seus negócios, nos próximos dois anos, e seguintes, que pode facilmente alterar-se, face a um conjunto de desafios-chave.

 

A reprodução deste vídeo não está disponível neste momento

Veja aqui as principais conclusões do Inquérito Global sobre Empresas de Raiz Familiar 2018

Obter valor dos seus valores

À medida que a tomada de decisão se torna mais complexa, perante um ritmo acelerado de mudança, as Empresas de Raiz Familiar precisam de implementar diretrizes e ferramentas que codifiquem os seus valores para a melhor tomada de decisões.

O nosso estudo mostra que as Empresas de Raiz Familiar que definem os seus valores e propósito, de uma forma explícita e mensurável e os incorporam nos seus planos estratégicos, conseguem obter melhores retornos e maior longevidade.
Adotar uma postura ativa relativamente aos valores compensa realmente.

 

Assegurar o legado na era digital

Embora as Empresas de Raiz Familiar reconheçam o desafio da digitalização, não significa que estejam preparadas para tal. Esta preparação deve iniciar-se na administração, onde uma forte combinação de competências entre os executivos, pode ser extremamente benéfica no caminho para a digitalização das Empresas de Raiz Familiar. Outro foco pode ser a geração millennials, que é a geração mais bem preparada da história para a digitalização e que já é extremamente conhecedora de tecnologia. Parte do legado das Empresas de Raiz Familiar será determinado pela forma como a próxima geração será envolvida.

“Num mundo em acelerada transformação, ter fortes valores e um claro propósito são vantagens competitivas muito importantes para as empresas de raiz familiar. O “Efeito dos Valores” é significativo no sucesso das empresas de raiz familiar.”

Jaime Esteves e Miguel Marques,Partners da PwC

De acordo com Bruno Bonone - Presidente do Conselho de Administração do Grupo Pinto Basto e Presidente da Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa

“As empresas portuguesas têm vindo a trabalhar na consolidação daquilo que conseguiram adquirir durante este período de recuperação económica que temos vindo a viver.”

Contacte-nos

Marketing

Fale connosco, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 000

Siga-nos