Por um euro pode pagar-se sobretaxa, mas o reembolso devolve-a

Um euro pode fazer diferença na retenção mensal da sobretaxa, mas no final do ano o acerto é feito no reembolso.

Os trabalhadores que recebem 801 euros (brutos) por mês deixaram este ano de pagar sobretaxa do IRS, mas basta ganhar mais um euro para terem de continuar a fazer retenção na fonte por via da sobretaxa. Um euro pode, assim, fazer diferença em termos mensais, mas as simulações mostram que a esta é integralmente devolvida com o reembolso anual do imposto. Ao longo de 2015, remunerações de 801 e 802 euros pagavam mensalmente de sobretaxa 4 e 4,9 euros euros, respetivamente.

Este ano, e de acordo com o regime de taxas diferenciadas e progressivas que está em aplicação desde janeiro, os contribuintes solteiros ou casados, em que ambos os elementos se encontrem a trabalhar, só são chamados a pagar sobretaxa se passarem o patamar dos 801 euros. Conjugando o novo salário mínimo com a sobretaxa de 1% que é aplicável a rendimentos desta ordem de grandeza, uma remuneração de 802 euros pagará mensalmente ao longo deste ano 0,96 euros. Ou 1,02 euros se receber 810 euros por mês.

Setor Privado / Solteiro / 0 Dependentes
Efeito Mensal 2016
Rendimento bruto mensal 810,00 €
Taxa de retenção na fonte  11,00%
Retenção na fonte (mensal) 89,00 €
Taxa de retenção na fonte - Sobretaxa (mensal) 1,00%
Retenção na fonte - Sobretaxa (mensal) 1,02 €
Contribuições para a Segurança Social 89,10 €
Rendimento Líquido mensal 630,88 €

Efeito Anual 2016
Sobretaxa anual 0,00 €
Retenção na fonte de sobretaxa (anual) para o agregado familiar 14,28 €
Reembolso na nota de liquidação (14,28) €

Em ambos os casos, o pagamento será apenas a título de adiantamento, já que o valor ser-lhes-á totalmente devolvido quando for apurado o reembolso do IRS. Como mostram simulações realizadas pela PwC para o Dinheiro Vivo. Este tratamento mensal diferenciado acontece porque, ao contrário do que sucede com os escalões de rendimento do IRS, as tabelas de retenção na fonte são cegas e tributam a totalidade dos rendimentos pela mesma taxa. As empresas e entidades públicas que processam salários e pensões que não conseguiram repercutir em janeiro a nova sobretaxa do IRS, terão agra de fazer o respetivo acerto em fevereiro.

In Dinheiro Vivo, 02 de fevereiro de 2016

Rosa Areias

Tax Lead Partner | Entrepreneurial & Private Business Leader | Membro da Comissão Executiva, PwC Portugal