Outubro 03, 2025
Relativamente à PwC, o relatório comenta que, “a prática de Dados, análise e IA da PwC combina profundo conhecimento setorial, competência técnica e um forte foco em IA responsável para ajudar os clientes a transformar operações e reinventar os seus modelos de negócio. Na Europa, a PwC presta serviços de IA a cerca de 500 clientes ativos, através de escritórios locais e equipas de entrega. Para apoiar este modelo de envolvimento, a firma criou uma rede de centros de excelência em IA e laboratórios de inovação em países como Luxemburgo, Suíça, França, Alemanha, Reino Unido, República Checa, entre outros. As principais ofertas da PwC incluem estratégia de IA, IA responsável, desenvolvimento e implementação de soluções, e IA integrada, incluindo operações e capacitação da força de trabalho.”
“O reconhecimento como parceiro de referência no domínio dos serviços de Inteligência Artificial, e em particular IA Generativa, é o resultado do trabalho que temos vindo a realizar nos últimos dois anos, não só a nível global, mas também nos mercados onde a PwC Portugal opera. Da estratégia à implementação, de agentes simples para produtividade individual a produtos 'inteligentes' de elevada complexidade, temos entregue soluções de qualidade em todo o espectro desta tecnologia. E, acima de tudo, sempre com um foco em primeiro lugar na melhoria do negócio e operações dos nossos Clientes.”
Segundo o relatório, “os fornecedores de serviços de IA na Europa estão a conquistar negócio ao apresentar estratégias claras de adoção e ao demonstrar o seu valor através de projetos reais com clientes. A presença geográfica é também um fator-chave; alguns fornecedores aproveitam a escala global e os recursos para impulsionar a inovação e a entrega, enquanto outros adotam uma abordagem regional mais focada, adaptada às necessidades locais das empresas. Os fornecedores com ofertas relevantes e flexíveis estão a reforçar a sua posição ao responder a necessidades específicas dos clientes e ao entregar valor tangível.”
Sobre os pontos fortes da PwC, o relatório afirma: “o IDC considera as estratégias da PwC relacionadas com a adoção por parte dos clientes, vendas e distribuição, e inovação e investigação & desenvolvimento como pontos fortes essenciais. Além disso, a empresa distingue-se pela colaboração estreita com entidades do setor público europeu e autoridades reguladoras, tanto em consultoria como em iniciativas de I&D em IA.”
O relatório acrescenta, “grandes organizações europeias que procuram um parceiro de serviços de IA orientado por consultoria, com metodologias funcionais e específicas por setor, um portefólio sólido de ativos reutilizáveis e uma cultura de inovação bem estabelecida na Europa devem considerar a PwC.”
Leia o excerto do relatório aqui
“É uma honra sermos reconhecidos como líderes no IDC MarketScape para Serviços de Inteligência Artificial 2025. Acreditamos que este reconhecimento reflete a confiança que os nossos clientes depositam em nós e a força das nossas capacidades em IA para os ajudar a desbloquear valor real para os seus negócios. Na PwC, estamos comprometidos em fornecer soluções de IA responsáveis e escaláveis que capacitam as organizações a inovar, transformar e prosperar num cenário digital em rápida evolução. A nossa profunda experiência setorial, combinada com tecnologia de ponta e alianças estratégicas, permite-nos ajudar os clientes a passar da fase de experimentação para a adoção em larga escala. Temos orgulho em estar a moldar o futuro da IA com foco na confiança, transparência e resultados concretos.”
O modelo de avaliação de fornecedores IDC MarketScape foi concebido para fornecer uma visão geral da competitividade dos fornecedores de tecnologia e serviços num determinado mercado. A investigação utiliza uma metodologia de pontuação rigorosa, baseada em critérios qualitativos e quantitativos, que resulta numa representação gráfica única da posição de cada fornecedor nesse mercado.
O IDC MarketScape oferece uma estrutura clara para comparar de forma significativa as ofertas de produtos e serviços, capacidades e estratégias, bem como os fatores de sucesso atuais e futuros dos fornecedores de tecnologia. Esta estrutura também proporciona aos compradores de tecnologia uma avaliação completa – a 360 graus – dos pontos fortes e fracos dos fornecedores atuais e potenciais.