Skip to content Skip to footer
Pesquisar

A carregar resultados

IFRS Update Newsletter – 22ª Edição

O ano de 2021, foi mais um ano afetado pelos impactos da pandemia Covid-19 em todo o mundo, com os consequentes impactos nos agentes económicos e nas operações realizadas por estes.

Ao nível do relato financeiro os reguladores dos mercados financeiros, e os reguladores contabilísticos, mostraram flexibilidade na implementação de algumas normas como a utilização de “overlays” aos modelos de imparidade das instituições financeiras, previstos na IFRS 9 – ‘Instrumentos financeiros’ ou a simplificação do tratamento contabilístico de bonificação de rendas no âmbito da IFRS 16 – ‘Locações’, entre outros.

Contudo na área do relato financeiro existem desafios do passado ainda por concretizar e cujas soluções se irão tornar efetivas ou ter aplicação prática nos próximos exercícios.

Um desses desafios é a aplicação da IFRS 17 – ‘Contratos de seguro’, que entrará em vigor a 1 de janeiro de 2023. Sendo uma norma sectorial terá essencialmente impacto nas entidades do sector segurador e nos conglomerados financeiros europeus que usaram a isenção de diferir a aplicação da IFRS 9 à atividade seguradora, implicando adaptações aos sistemas informáticos, à oferta de produtos, à redefinição das estratégias de cobertura de responsabilidades e gestão de riscos.

O futuro reserva outras mudanças, nomeadamente no que respeita às matérias do ESG – Environmental, Social and Governance, para as quais também passarão a existir normas a emitir pelo recém constituído ISSB – International Sustainability Standards Board, as quais deverão ter uma interdependência com a performance financeira e o relato financeiro mais alargado das entidades.

Rui Duarte, Presidente do Comité Técnico da PwC Portugal

“Ao publicar algumas alterações, de carácter transitório, às normas de relato financeiro, o IASB demonstrou flexibilidade na resposta aos desafios colocados pela pandemia da Covid-19 aos preparadores da informação financeira.”

Rui Duarte, Presidente do Comité Técnico da PwC Portugal


Já subscreveu a nossa newsletter?
Mantenha-se atento aos principais aspetos e impactos nas demonstrações financeiras, decorrentes das alterações introduzidas às normas IFRS.
Subscreva a newsletter

 

“O futuro reserva mudanças, nomeadamente no que respeita às matérias do ESG – Environmental, Social and Governance, para as quais passarão a existir normas a emitir pelo recém constituído ISSB – International Sustainability Standards Board.”

Rui Duarte, Presidente do Comité Técnico da PwC Portugal

Contacte-nos

Ana Lopes

Assurance Leader Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 156

Siga-nos