2025 Global AI Jobs Barometer

IA quadruplica produtividade e promove prémios salariais de 56%, revela estudo da PwC

  • Press Release
  • Junho 25, 2025

De acordo com o estudo da PwC, 2025 Global AI Jobs Barometer, a Inteligência Artificial (IA) está associada a um aumento da produtividade quatro vezes superior e a um prémio salarial de 56%, à medida que o emprego cresce, mesmo em funções mais automatizáveis.

  • Os profissionais com competências em IA receberam, em média, um prémio salarial de 56% em 2024 - mais do dobro dos 25% do ano passado.
  • Ao contrário das expetativas, a disponibilidade de empregos aumentou 38% nas funções mais expostas à IA, embora abaixo da taxa de crescimento das funções menos expostas.
  • Os setores “mais expostos” à IA registaram um crescimento 3x superior em receitas por empregado, face aos restantes setores (27% vs. 9%).
  • As competências mais procuradas pelos empregadores estão a mudar 66% mais rapidamente nas funções mais expostas à IA.

A IA está a tornar os profissionais mais valiosos, produtivos e capazes de exigirem salários mais elevados, com o número de empregos a crescer, mesmo nas funções consideradas mais automatizáveis. Esta é a principal conclusão do relatório da PwC, 2025 Global AI Jobs Barometer, que analisou quase mil milhões de anúncios de emprego em seis continentes.

Desde a proliferação da GenAI, em 2022, o aumento da produtividade quase quadruplicou nos setores mais expostos à IA (como o dos serviços financeiros ou desenvolvimento de software), passando de 7% (2018-2022) para 27% (2018-2024). Em contraste, nas áreas menos expostas (como a mineração ou a hotelaria), a produtividade caiu de 10% para 9% no mesmo período.

Em 2024, as áreas de actividade mais expostas à IA registaram crescimentos da receita por empregado 3 vezes superiores ao das menos expostas.

De acordo com Nuno Loureiro, Consulting Partner da PwC responsável por Data & AI:

“A análise deste ano mostra que as empresas mais ágeis já estão a conseguir alavancar o potencial da IA, apesar da integração desta tecnologia estar ainda numa fase inicial. No caso específico de Portugal, onde a taxa de adoção da IA está abaixo da média Europeia, é essencial considerar esta tecnologia como um acelerador estratégico da produtividade das empresas, quer numa lógica de assistência individual como de automação processual.”

O número de empregos cresceu em praticamente todas as funções expostas à IA, mesmo nas funções altamente automatizáveis

Contrariando algumas previsões, os dados não indicam uma destruição de empregos ou salários devido à IA.

Entre 2019 e 2024, as funções com menor exposição à IA registaram um crescimento de 65% no número de empregos. No entanto, mesmo nas funções mais expostas, o crescimento foi significativo (38%). Estas funções dividem-se entre:

  • Automatizáveis: tarefas que a AI pode executar diretamente.
  • Aumentadas: tarefas em que a AI apoia o desempenho do profissional.

Em ambos os casos, o número de empregos cresceu em todos os setores analisados, sendo que os empregos em funções aumentadas cresceram mais rapidamente.

Os salários estão a crescer 2 vezes mais nos setores mais expostos à IA 

Os salários estão a crescer ao dobro da velocidade nos setores mais expostos à IA, tanto em funções automatizáveis como nas aumentadas.

As funções que exigem competências em IA oferecem um prémio salarial em todos os setores analisados, com um valor médio de 56% - um aumento significativo face aos 25% do ano anterior. Estas funções também continuam a crescer mais rapidamente do que a média, com um aumento de 7,5% face ao ano anterior, mesmo quando o total de anúncios de emprego caiu 11,3%. 

De acordo com Joe Atkinson - Global Chief AI Officer da PwC:

“Contrariando os receios de que a IA pudesse reduzir drasticamente o número de empregos, os dados deste ano mostram crescimento em praticamente todas as funções expostas à IA, incluindo as altamente automatizáveis. A IA está a amplificar e a democratizar o conhecimento, permitindo que os colaboradores aumentem o seu impacto e se concentrem nas tarefas de maior valor acrescentado. Com as bases certas, empresas e trabalhadores podem redefinir os seus papéis e setores, tornando-se líderes nas suas áreas.”

A revolução nas competências acelera - a IA está a transformar profundamente as competências que são necessárias para ter sucesso 

Apesar do panorama positivo em termos de produtividade, salários e empregos, o estudo destaca uma necessidade de adaptação, por parte de profissionais e empresas, a um ritmo mais rápido. 

As competências mais procuradas pelos empregadores estão a mudar 66% mais rapidamente nas funções mais expostas à IA - um salto face aos 25% registados no ano anterior.

Além disso, a exigência por diplomas universitários formais está a diminuir, especialmente nas funções expostas à IA. Entre 2019 e 2024, a percentagem de empregos aumentados que exigem um diploma caiu de 66% para 59%, e de 53% para 44% nos empregos automatizáveis. 

O impacto da IA pode também ser desigual entre géneros: em todos os países analisados, há mais mulheres do que homens em funções expostas à IA, o que indica uma maior pressão sobre as competências femininas. 

Pete Brown, Global Workforce Leader, PwC, sublinha:

“O rápido avanço da IA não está apenas a transformar setores, mas a mudar a força de trabalho e as competências exigidas. Esta não é uma realidade em que os empregadores possam resolver simplesmente pagando mais. Mesmo que consigam atrair talentos com competências em IA, essas competências podem rapidamente tornar-se obsoletas sem o devido investimento em sistemas que apoiem a aprendizagem contínua dos profissionais.”

O imperativo empresarial e comercial da IA

Se as empresas pretendem impulsionar o seu crescimento e aproveitar as oportunidades proporcionadas pela IA, devem colocá-la no centro da sua estratégia. O relatório recomenda cinco ações fundamentais: 

  1. Utilizar a IA para transformar toda a organização. 
  2. Tratar a IA como uma estratégia de crescimento, não apenas de eficiência. 
  3. Priorizar a Agentic IA* e evitar a multiplicação de soluções desconexas.
  4. Capacitar os colaboradores com as competências necessárias para tirar partido da IA. 
  5. Construir confiança para desbloquear o verdadeiro potencial transformador da IA. 
     

* Agentic AI refere-se a sistemas de inteligência artificial que têm a capacidade de agir de forma autónoma, tomar decisões ou realizar tarefas sem intervenção humana constante, dentro dos limites e objetivos pré-definidos.

2025 Global AI Jobs Barometer

Sobre o estudo da PwC, 2025 AI Jobs Barometer

O AI Jobs Barometer analisou quase mil milhões de anúncios de emprego e milhares de relatórios financeiros de empresas em seis continentes, para avaliar o impacto da IA nos empregos, salários, competências e produtividade. O estudo inclui os dados mais recentes disponíveis até ao final de 2024. Um emprego é considerado “exposto à IA” se incluir muitas tarefas que a IA pode realizar, segundo o AI Occupational Exposure Index. Empregos “mais expostos” correspondem aos 50% de empregos com maior exposição à IA; empregos “menos expostos” são os 50% de empregos com menor exposição à IA; empregos “com maior exposição” referem-se aos 25% de empregos com o nível mais elevado de exposição à IA.

A análise distingue ainda entre empregos altamente automatizáveis (com muitas tarefas que a IA pode executar) e empregos altamente aumentados (augmented, com tarefas em que a IA apoia o desempenho humano), segundo a metodologia do FMI. 

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