Deals Strategy

→ Como podemos ajudar

Atualmente, as indústrias e modelos de negócio estão a experienciar uma transformação significativa. As fusões e aquisições permitem às organizações enfrentar estes desafios complementando o seu portefólio de ativos, crescendo inorganicamente e proporcionando a entrada em novos mercados e indústrias. Neste contexto, na PwC ajudamos a desenvolver e a realizar estratégias de crescimento a longo prazo e identificar possíveis oportunidades (mantendo o foco nos objetivos estratégicos), identificando as alavancas de valor antes, durante e após a transação.

A oferta de Deals Strategy combina insights estratégicos específicos do setor com análises financeiras, para aconselhar os clientes sobre a melhor estratégia para o crescimento inorgânico.

Oferta de serviços

Antes da transação (Pre-deal)

  • Portfolio strategy: os produtos e serviços de uma empresa são o elemento mais visível da atividade das empresas para os clientes. No entanto, poucas empresas criam um portefólio de produtos e serviços que, realmente, se alinhe com a sua estratégia. Assim, apoiamos na identificação de áreas core e opções de desinvestimento de áreas non core, bem como na definição do portefólio coerente de produtos e serviços e na identificação de targets que tenham fit de competências.
  • Estratégia de crescimento inorgânico: apoiamos na identificação e avaliação de novas oportunidades de expansão inorgânica, por exemplo, em novas indústrias potenciadores das competências distintivas das organizações.
  • Assessment de mercado: apoiamos na tomada de decisão quanto à entrada em novos mercados, identificando os mercados com maior potencial tendo em conta as competências do Cliente, efetuando um diagnóstico da atratividade do mercado (incluindo a identificação de riscos e oportunidades) e uma análise de opções de entrada no mesmo.
  • Identificação preliminar dos vetores de criação de valor (Value Drivers, incluindo a criação de business cases): Os insights alavancados por dados (data driven) são fundamentais para avaliar oportunidades que possam criar valor ao longo da estratégia de M&A. Na PwC/ Strategy& analisamos de maneira holística todos os aspetos do negócio, indústria e mercado para identificar o crescimento futuro após a transação.

Durante a transação (Deal Execution)

  • Due diligence comercial: de forma independente, efetuamos um diagnóstico completo do mercado, incluindo a caracterização e identificação completa de riscos e oportunidades, análise dos concorrentes e produtos substitutos, análise do cliente e dos critérios de compra chave (Voice of the Customer através de um programa de entrevistas e/ ou inquéritos). Adicionalmente, desafiamos a capacidade de concretização das projeções associadas ao plano de negócios do target (Business Plan review), com ajustamentos específicos cujo risco associado consideramos ser elevado, ou inclusão de potenciais upsides não incorporados.

  • Identificação e análise de sinergias: ajudamos na identificação, quantificação e eventual impacto financeiro e valor de aquisição de potenciais sinergias que poderão estar associadas à combinação de negócios (potencial uplift de receitas e otimização de custos), assim como, na sua monitorização (Synergy Tracking).
  • Planeamento da criação de valor associado à integração (incluindo a criação de business cases): Os players mais bem-sucedidos percebem que o cenário de fusões e aquisições está a mudar. Com a disrupção tecnológica e as alterações sectoriais, não é apenas o tamanho da transação que define seu sucesso. É, também, sobre como se maximiza a concretização de valor, mesmo depois do fecho da transação. Na PwC / Strategy&, ajudamos a garantir que nenhum valor é deixado de lado, uma vez que alavancamos todas as nossas capacidades ao longo do ciclo de M&A (desde a estratégia à execução/ implementação). Seja qual for o tamanho do ativo, indústria ou setor, recomendamos o desenvolvimento de uma visão de 360º, idealmente antes do fecho do deal (com o Dia 1 no horizonte – não importa quão próximo ou distante), para construir uma oferta (bid) vencedora. Neste sentido, o plano de criação de valor (Value Creation Plan) deve incluir uma análise de adequação do negócio (se é o certo a ser perseguido) e um roadmap claro dos eixos de criação de valor, que potencie a sua concretização.
    O nosso apoio pode, assim, incluir:
    • Definição do plano de criação de valor (Value Creation Plan), incluindo roadmap de implementação e, se pertinente, um plano de saída;
    • Planeamento estratégico da integração, com identificação dos principais riscos;
    • Desenvolvimento do plano de Dia 1 da integração (Taking Control & Day One Readiness).
  • Análise do nível de concentração do mercado:  Trabalhando ao lado de empresas e dos consultores jurídicos, desenvolvemos análises que permitem explicar como funciona a concorrência nos diferentes mercados e qual o impacto da transação no nível de concentração. A nossa equipa ajuda os clientes a apresentar seu caso às autoridades de concorrência de forma clara, construtiva, rica em evidências.

Após a transação (Post-Deal)

  • Uma compreensão completa da estratégia de integração e execução tática é crucial para alcançar o verdadeiro potencial da transação. Neste sentido, não trazemos apenas as pessoas, insights, processos e soluções digitais certos para o(a) apoiar neste contexto, mas trabalhamos lado a lado com as suas equipas para aumentar o conhecimento operacional das empresas-alvo de integração. Juntos, evitaremos riscos e identificaremos oportunidades desde a fase de diligência até a captura de valor post-deal.
    O nosso apoio inclui:
    • A implementação da IMO (Integration Management Office) e acompanhamento da integração;
    • O desenvolvimento do plano de Dia 100 da integração;
    • A revisão estratégica e elaboração do plano de negócios consolidado;
    • A monitorização do plano de criação de valor (Value Creation Plan) e das sinergias.

Contacte-nos

António Rodrigues

António Rodrigues

Strategy & Corporate Finance Partner, PwC Portugal

Tel: +351 917 614 868

Cláudia Rocha

Cláudia Rocha

Strategy Advisory Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 317

Siga-nos