Mais do que nunca, os stakeholders querem ter informações sobre o desempenho de uma organização ao nível da sustentabilidade e quão acertadamente está a reportar as atividades de apoio às alterações climáticas, à escassez de recursos e ao investimento socialmente responsável.
Os líderes compreendem a importância de estabelecerem métricas de sustentabilidade ousadas e de assegurarem que o reporte atempado reflete de forma precisa os progressos efetuados.
Garantias dadas por um conselheiro de confiança ganha – e mantém – a confiança dos stakeholders.
O cliente tinha como objetivo melhorar o relato de sustentabilidade, adaptando a informação reportada às expectativas dos stakeholders e adotar a norma AA1000SES – Stakeholder Engagement Standard.
O que fizemos
Implementámos a norma AA1000SES, incluindo a definição de metodologias para a avaliação dos stakeholders e temas relevantes, a realização de uma auscultação às partes interessadas e a identificação dos temas materiais e expetativas dos stakeholders.
Definimos um framework de reporting que assegura a integração dos temas materiais e a resposta aos stakeholders.
A empresa pretendia obter a verificação independente sobre a informação não financeira no Relatório de Sustentabilidade do grupo, de acordo com a norma ISAE3000, incluindo a avaliação do nível de cumprimento do GRI3 e da norma AA1000APS – Accountability Principles Standard.
O que fizemos
A PwC procedeu à verificação da informação incluída no Relatório de Sustentabilidade do grupo. Esta verificação abrangeu informação relativa a saúde, segurança e ambiente, bem como outro tipo de informação não-financeira. Foi ainda avaliado o cumprimento do GRI e da norma AA1000APS. No final do trabalho foi elaborado um relatório de recomendações.