Gestão de Crise e redefinição estratégica
- Workshop com a equipa de Gestão
- Implementação de um gabinete de crise
- Definição do plano de crise detalhado
- Desenvolvimento de cenários de evolução e análise de impactos ao nível do cash flow
- Redefinição da estratégia de crescimento, atendendo às mudanças esperadas, incluindo p.e. alteração de estratégia de M&A
- Elaboração de quick guides para procedimentos na situação atual
Estratégia de Comunicação
- Comunicação interna, que promova a confiança e estimule a resiliência dos colaboradores
- Comunicação externa, focada na tranquilização e gestão da relação com todos os stakeholders
Importante: Comunicação clara, factual, tempestiva, dos interlocutores corretos e baseada em fontes fidedignas
Informação de suporte à tomada de decisão
- Disponibilização automatizada em tempo real da informação crítica à gestão do contexto atual
- Modelação de cenários para ajuste das operações, procurando antecipar a evolução da oferta (a montante da cadeia de abastecimento) e da procura (a jusante)
- Disponibilização pela CCR Legal de informação em permanente atualização sobre as medidas extraordinárias
Pessoas
- Definição de serviços mínimos e medidas de proteção e escalonamento da força de trabalho
- Gestão da distribuição e alocação da força de trabalho (ex: regime de lay-off, reestruturações laborais, ferramentas de suporte ao trabalho remoto, formação aos colaboradores)
- Upskilling para adaptação da força de trabalho às novas necessidades do mercado
- Preparar regresso às operações
- Apoio ao regresso de colaboradores a Portugal (ex: procedimentos de imigração) ou à manutenção em Portugal de colaboradores estrangeiros (ex: procedimentos consulares)
- Articulação com a CCR Legal para assegurar que as ações implementadas cumprem com a lei aplicável
Cadeia de abastecimento e Operações
- Compreensão e mitigação dos riscos para a cadeia de abastecimento (ex: spare parts)
- Redimensionamento das operações às flutuações na procura
- Minimizar a disrupção nas operações (estratégias de sourcing, otimização operacional)
- Acionamento de seguros e cláusulas contratuais (force majeure)
- Análise dos contratos imobiliários mais críticos (ex: arrendamentos, contratos de utilização de espaço, etc.)
- Articulação com a CCR Legal para minimizar riscos/ identificar soluções jurídicas nos contratos críticos/ contratação pública
Vendas
- Revisão da estratégia de vendas com base em cenários
- Manutenção das relações comerciais durante a situação atual
- Medidas de proteção dos clientes, quer a nível pessoal, quer a nível da disrupção das suas próprias cadeias de abastecimento
- Articulação com a CCR Legal para minimizar riscos/identificar soluções jurídicas nos contratos críticos
Finanças e fiscalidade
- Gestão de tesouraria para garante do cumprimento de obrigações prioritárias
- Otimização de fundo de maneio para viabilizar a continuidade da operação
- Otimização da proteção social do capital humano
- Obtenção de apoios do Estado
- Otimização fiscal para a empresa e colaboradores decorrente do seu retorno a Portugal (ex: residência fiscal, incidência fiscal, segurança social, risco de estabelecimento estável associado ao teletrabalho)
- Articulação com a CCR Legal para minimizar riscos/ identificar soluções jurídicas nos contratos críticos
Sistemas de segurança
- Definição de serviços mínimos de IT
- Adequação da infraestrutura e ferramentas ao contexto atual (ex: armazenamento, largura de banda, ferramentas de comunicação remota)
- Avaliação e mitigação de riscos inerentes a cibersegurança
- Articulação com a CCR Legal para minimizar riscos/identificar soluções jurídicas nos contratos críticos