Skip to content Skip to footer
Pesquisar

A carregar resultados

The Global Economic Impact of 5G

O futuro do 5G está próximo.

Casos inovadores da utilização desta tecnologia prometem maior eficiência e produtividade, para governos e empresas, num mundo pós-pandémico e benefícios generalizados a nível global. No seu novo estudo, a PwC mede e avalia o impacto quantificável do 5G até 2030.

Principais destaques:

  • O 5G deverá ter um impacto de 1,08 biliões de dólares no PIB mundial, já em 2030;

  • Mais de metade do impacto económico (530 mil milhões de dólares) será impulsionado pela transformação dos cuidados de saúde e sociais, nos próximos dez anos, e um quarto por utilities mais inteligentes, que conduzirão à poupança de energia, água e melhor gestão de resíduos;

  • As grandes economias, centradas na indústria transformadora, serão as que mais deverão beneficiar, incluindo os EUA, a China e o Japão, mas preveem-se benefícios ao nível mundial à medida que o 5G se torne uma parte crítica da infraestrutura social; e

  • A transparência será fundamental para gerar confiança nos consumidores e reguladores na aplicação desta tecnologia.

A promessa do 5G tem feito eco em todo o mundo empresarial ao longo dos últimos anos.

No relatório The global economic impact of 5G - Powering Your Tomorrow, a PwC quantificou, pela primeira vez, o impacto económico das utilizações, novas e existentes, do 5G numa variedade de indústrias, incluindo serviços públicos, saúde e assistência social, consumo, comunicações e serviços financeiros. O relatório avalia oito economias específicas - Austrália, China, Alemanha, Índia, Japão, Coreia do Sul, EUA e Reino Unido - para além de fornecer números regionais e globais.

De acordo com a PwC, mais de 80% do potencial económico do 5G reside em aplicações na área de cuidados de saúde (projetado para contribuir com 530 mil milhões de dólares para o PIB global), gestão inteligente de serviços públicos (330 mil milhões de dólares), e aplicações para consumidores e meios de comunicação (250 mil milhões de dólares). A nível mundial, a influência do 5G no PIB será de 1,08 biliões de dólares já em 2030.

Através deste números, procuramos quantificar o impacto em cada setor, no entanto - e, talvez, mais importante - o nosso estudo também reflete o valor dos novos níveis de conectividade e colaboração 5G. As empresas poderão ver, fazer e alcançar mais, abrindo novas oportunidades de crescimento à medida que repensam e reconfiguram a forma como fazem negócios no mundo pós-pandémico.

Com a pandemia a acelerar a digitalização de todos os setores, o 5G atuará como um catalisador adicional. Prevê-se que, nesta década, o 5G vá emergir e atuar como peça fundamental da infraestrutura social e como plataforma para impulsionar a competitividade das economias, bem como ser um motor para novos modelos de negócio, competências e setores.

A revolução 5G está a abrir um novo e vasto potencial produtivo: para o consumidor individual, para a empresa, para os governos e para a economia global.

 

À medida que as empresas e os países procuram reinventar-se, a sua estratégia 5G deve incluir as quatro etapas seguintes:

Reparar o que tem sido perturbado pela COVID-19: o 5G oferece às empresas uma plataforma de dados eficiente através da qual se podem oferecer serviços, novos ou já existentes, ajudando a aumentar receitas e atividade perdidas durante a pandemia.

Repensar o futuro para abraçar novos modelos de negócio e formas de utilização: com a 5G as empresas podem repensar toda a sua operação, desde as ofertas de produtos e abordagens de mercado aos setores e geografias em que operam. Colaborações e parcerias serão fundamentais: como é destacado em Making 5G Pay, o 5G abre o caminho para uma vasta gama de novos modelos de negócios e de receitas alimentados por uma estreita colaboração entre as telecomunicações e outros setores.

Reconfigure o modo de funcionamento da sua empresa: além de ser uma tecnologia poderosa por direito próprio, a 5G reúne outras tecnologias emergentes como a inteligência artificial (IA), a realidade aumentada (XR), a computação de ponta e a Internet das Coisas (IoT). Todas estas tecnologias são otimizadas pela 5G, ajudando as empresas a criar um "motor de arranque tecnológico". 

Relatar de forma transparente sobre a criação de valor a partir da 5G: ao relatar clara e abertamente sobre a sua estratégia 5G e sobre a forma como esta proporciona valor económico e social, as empresas abrirão novas oportunidades, construirão confiança e irão melhorar o seu acesso ao capital.

Contacte-nos

Marketing

Fale connosco, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 651

Fechar