Director, PwC Portugal
O Rui é Tax Director da PwC na área de Financial Services.
Iniciou a sua atividade de consultor fiscal na PwC em 2008. Em 2017 assumiu as funções de responsável pelo departamento fiscal do Grupo Crédito Agrícola, onde permaneceu até 2020. Depois de uma experiência relevante de 3 anos naquele grupo financeiro Português, regressou à PwC em 2020.
O Rui tem uma vasta experiência ao nível da tributação das instituições financeiras e dos produtos financeiros. Em particular, tem um grande conhecimento das temáticas críticas para o setor bancário em sede de IRC, tais como a imparidade de crédito e de títulos, o Regime Especial dos Ativos por Impostos Diferidos (REAID), os fundos de pensões, entre outras.
Tem igualmente vasta experiência em projetos de reestruturação societária, due diligence fiscal, auditoria fiscal, entre outros. Participa regularmente na estruturação de operações de financiamento, com especial foco nas temáticas relacionadas com Imposto do Selo.
É formador em vários cursos sobre matérias de índole fiscal, especialmente em sede de IRC e Imposto do Selo. É também professor convidado por diversas Universidades para lecionar fiscalidade (UCP, IDEFF).
Publicações
É co-autor da obra “Imposto do Selo nas operações financeiras e de garantia”, publicada em 2019 pela Almedina.
É autor de diversos artigos publicados em revistas e jornais da especialidade.
© 2015 - 2024 PwC. Todos os direitos reservados. "PwC" refere-se à rede de entidades que são membros da PricewaterhouseCoopers International Limited (PwCIL), cada uma das quais é uma entidade legal distinta e não atuam como agentes da PwCIL, nem das restantes entidades membros da network. A PwCIL não presta serviços a clientes. A PwCIL não assumirá qualquer responsabilidade perante terceiros por atos ou omissões praticados no exercício da atividade profissional das suas firmas membros, nem exerce qualquer controlo sobre, ou os vincula juridicamente. Nenhuma das entidades pertencentes à rede PwC exerce qualquer controlo sobre, nem vincula juridicamente as demais entidades no exercício da sua atividade profissional pelo que não poderão as mesmas ser responsabilizadas, a que título for, perante terceiros por atos ou omissões praticados no exercício das respetivas atividades profissionais.