Mais do que nunca, os stakeholders (clientes, financiadores, investidores, colaboradores, comunidade…) pretendem ter informações sobre o desempenho de uma organização em matéria de sustentabilidade.
Para responder às expectativas de informação do mercado, em particular as decorrentes do plano da EU para o financiamento sustentável, foi aprovada a nova Diretiva de Reporte Corporativo de Sustentabilidade (em inglês, Diretiva CSRD), que substitui a anterior NFRD.
A nova Diretiva, juntamente com o Regulamento de Divulgação de Finanças Sustentáveis (SFDR) e com o Regulamento da Taxonomia (Regulamento 2020/852) constituem as componentes centrais dos requisitos do novo framework de reporting de sustentabilidade, que visa apoiar a estratégia de financiamento sustentável da UE.
A UE irá exigir que todas as empresas abrangidas pela CSRD reportem a informação de acordo com standards europeus (European Sustainability Reporting Standards - ESRS) em desenvolvimento pelo European Financial Reporting Advisory Group (EFRAG).
Os novos requisitos de divulgação são o caminho necessário para colocar comunicação de sustentabilidade em pé de igualdade com os relatórios financeiros.
Esta formação irá promover o conhecimento necessário para compreender as exigências aplicáveis à sua organização e ao seu contexto, bem como, apoiar na compreensão dos próximos passos de modo a antecipar os principais desafios.
1. Contexto regulatório (União Europeia) |
|
2. Deep dive Diretiva de Reporte Corporativo de Sustentabilidade |
|
3. European Sustainability Reporting Standards (ESRS) |
|
Marta Gago Antas
Senior Manager
PwC Portugal
Maria Borges Reis
Manager
PwC Portugal
Responsáveis e colaboradores das áreas de Sustentabilidade e/ou Responsabilidade Social.
* antes da formação será partilhado o link de acesso à sala de formação virtual