Finalizado o ano de 2025, o grande desafio que se coloca na área do relato financeiro é a implementação da IFRS 18 – ‘Apresentação e divulgação nas Demonstrações financeiras’.
O relato financeiro, continua a ser uma das principias fontes de informação dos investidores nas suas tomadas de decisão, que reclamam por maior transparência e comparabilidade entre as empresas que atuam nos mais diversos setores e em contextos geopolíticos e económicos desafiantes.
Mas já não se trata apenas do relato financeiro, a conectividade com o relato de sustentabilidade é cada vez mais um requisito, dada a exigência dos stakeholders em conhecer os impactos da atividade económica futura dos negócios e empresas, nos três pilares da sustentabilidade.
Face a 2025, antecipa-se também que o ano de 2026 venha a ser um dos mais exigentes para os preparadores da informação financeira:
Pelo que se torna crítico antecipar a análise dos seus impactos na informação financeira a reportar.
Nesta 30.ª edição da IFRS Update Newsletter incluímos ainda o resumo das Agenda decisions publicadas pelo IFRS IC em 2025, sendo um dos temas mais relevantes a classificação das garantias prestadas sobre obrigações de terceiros.
Subscreva a nossa newsletter e mantenha-se informado através de uma visão geral das alterações às normas internacionais de contabilidade e relato financeiro publicadas pelo IASB, com as respetivas datas de entrada em vigor.
Prepare-se para garantir conformidade e transparência no seu relato financeiro e de sustentabilidade.