Skip to content Skip to footer
Pesquisar

A carregar resultados

Act now: From recovery to growth

Reestruture o seu negócio e tire o máximo proveito do que está para vir.

#ActNowToRecover #ActNowToGrow

As decisões e ações de hoje irão traçar o caminho das organizações para um crescimento sustentável

Após mais de um ano de mudanças e rupturas, o crescimento das organizações está de volta às agendas do dia. As organizações devem agora reestruturar-se, para tirar o melhor partido das oportunidades de crescimento. Investir nas áreas de negócio que geram resultados eficazes e sustentados, e transformar a sua posição atual para uma base sólida e consistente de crescimento a longo prazo.

Há ainda desafios pela frente. Muitas das medidas de apoio criadas no combate à pandemia estão a chegar ao fim. Os desafios em torno das cadeias de abastecimento e da disponibilidade de mão-de-obra continuam. A disrupção continua a ser uma realidade e necessidade empresarial, sendo urgente a manutenção da concentração de esforços nesse sentido. Os nossos serviços de reestruturação e recuperação de empresas fornecem as competências técnicas, know-how empresarial e planeamento estratégico para promover clareza relativamente ao caminho que têm pela frente.

Existem quatro áreas de foco, detalhadas abaixo, que ajudarão a traçar o melhor rumo para a sua organização, com vista a um crescimento sustentável.

 

4 áreas críticas para a recuperação do seu negócio e para impulsionar o crescimento sustentável

Operações

As organizações precisam de avaliar se a sua estrutura de custos tem acompanhado a evolução da sua atividade. As empresas devem realocar e redistribuir os custos e recursos nos “sítios” certos para financiar o investimento em áreas prioritárias e proporcionar o maior retorno possível.

Liquidez e tesouraria

É importante que os líderes executivos tenham confiança na precisão e consistência dos relatórios de cash flow das suas organizações. Identificar onde o capital está retido é o primeiro passo para aumentar a liquidez disponível no imediato.

 

Corporate deleveraging

À medida que os vários apoios governamentais e as moratórias de crédito chegam ao fim, é esperado que os credores e outros stakeholders aumentem a pressão sobre os seus devedores. Os diretores precisam de uma abordagem mais proactiva a este novo paradigma de credores. Tal pode variar desde os acordos consensuais com grupos de credores individuais até ao envolvimento de todos os credores através de um processo formal.

 

Reestruturação do portfólio de negócios

À medida que as organizações realinham as suas estratégias com o objetivo de se manterem relevantes para os seus clientes e aproveitarem ao máximo as oportunidades de crescimento, terão também de refletir no que isso significa para o seu negócio e modelo de atuação no futuro. A decisão de não investimento em negócios não core, libertará tempo e capital para investir no que for (mais) central e necessário.

Siga-nos

Contacte-nos

António Rodrigues

António Rodrigues

Strategy & Corporate Finance Partner, PwC Portugal

Tel: +351 917 614 868

Cláudia Rocha

Cláudia Rocha

Strategy Advisory Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 317

 Joana Fernandes

Joana Fernandes

Restructuring Advisory Director, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 317

Fechar