IPO Services

Aceder com sucesso ao mercado de capitais

Se pretende aumentar o capital para suportar crescimento, expandir ou explorar estratégias de saída para investidores, a entrada no mercado de capitais através de uma oferta publica inicial - “initial public offering” (IPO) - poderá ser uma opção viável.

Um IPO representa um evento transformador para qualquer negócio e as organizações necessitam de estar preparadas para lidar com as exigências adicionais típicas das empresas cotadas. 

Apesar das empresas cotadas enfrentarem um maior nível de regulamentação e de escrutínio público, estas conseguem aceder a mais e melhores fontes de capital e adicionar exigência à gestão. O que é necessário para efetuar um IPO? Como pode uma empresa saber se um IPO corresponde à abordagem mais adequada para obter capital?

 

A preparação é crítica

A preparação pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso, pelo que quanto mais cedo as empresas começarem a planear, melhor.

Antes de mais, é necessário ter bem presente o motivo pelo qual está a preparar um IPO, tendo em consideração o melhor momento para tal, e identificar as áreas de focalização para uma adequada preparação de um projeto que, se executado adequadamente, pode ser um passo marcante – e lucrativo – para a organização.

O IPO não é o objetivo final em si - é apenas o início do percurso enquanto entidade cotada.

O processo da IPO

Escolha do mercado

Uma das mais importantes (e iniciais) decisões é a escolha do mercado de capitais onde dispersará o capital. As opções são várias – mercado de capitais nacionais, mercado de capitais internacionais, ou mesmo dual-listing. A decisão é determinante não só para a valorização do título, mas também na relação com os investidores. É fundamental não esquecer o impacto na estrutura, processos e estratégia a médio prazo. A decisão deverá ser ponderada e analisada estrategicamente, tendo em consideração os objetivos e aspirações da empresa.

Preparar o IPO

Após a decisão de se transformar numa empresa cotada e de escolher o(s) mercado(s) de capitais, é fundamental que todos os fatores envolventes estejam alinhados para dar início ao processo – e quanto mais cedo, melhor. É necessário ter um plano de negócio e uma organização corporativa bem estruturados, uma “equity story” e dados apelativos aos investidores e informação financeira e sistemas informáticos robustos. A partir do primeiro dia é imprescindível estar preparado para os novos requisitos e exigências a nível regulatório, operacional, de gestão de risco, reporte, relação com os investidores e muito mais. Tudo isso, claro, enquanto continua a gerir o dia-a-dia da empresa de forma eficiente e estratégica.

Executar o IPO

Executar um IPO com sucesso é o culminar de um processo longo e complexo. Desde a estratégia, reporte e contabilidade, sistemas financeiros e gestão, media e relação com os investidores até à gestão de tesouraria e de risco financeiro, questões legais, fiscais, de recursos humanos e tecnologia – todas as peças do puzzle devem estar concluídas antes de avançar. Cada mercado tem as suas próprias regras, cenário regulatório e riscos inerentes. É por isso que é tão importante aliar-se a um consultor independente que tem as pessoas capacitadas, a presença e a experiência para prestar apoio na execução do IPO, seja qual for o mercado (ou mercados) selecionados.

Ser uma empresa cotada

O IPO não é o fim da história – é apenas o início. Uma vez cotada no mercado, a entidade estará sob um escrutínio público muito maior do que até então, com um universo extenso de observadores interessadas e um portfolio significativamente maior de novos riscos e obrigações para gerir. Qualquer fragilidade nos sistemas ou o incumprimento dos regulamentos podem causar a perda de confiança dos investidores – para não mencionar os danos causados na reputação, assim como as perdas monetárias potenciais para a organização. São vários os casos em que a perceção pública da entidade tem impacto direto no valor das suas ações.

Como ajudamos?

Desde o planeamento e a execução de transações no mercado de capitais até ao apoio nas alterações regulatórias e transações complexa – estamos disponíveis para ajudar em todas as etapas do projeto.

A nossa rede dedicada de profissionais com experiência em mercados de capital e negócios em todo o mundo tem conhecimento e experiência em diferentes sectores negócios nacionais e internacionais, regimes regulatórios, normas contabilísticas e processos de negócios para ajudar as empresas a superar os desafios que surgem com esta transação.

Trabalhamos em conjunto com as empresas e investimos em conhecer as características do seu negócio, utilizando soluções tecnológicas e a nossa vasta experiência em mercados de capitais e na gestão de projetos, de forma a identificar formas de otimizar valor a cada etapa do projeto.

Uma seleção dos nossos serviços

  • Assessoria estratégica independente e experiente em todos os aspetos de IPOs e outras transações de capital, tais como a seleção do mercado para a transação, seleção de assessores bancários e outros, negociação de honorários e do contrato de subscrição, assessoria na preparação da equity story, bem como a estratégia de distribuição e targeting de investidores.
  • Preparação das empresas para um IPO ou venda estratégica através da execução de uma análise de nível de preparação para a transação
  • Suporte para o tratamento de temas como corporate governance, controlo interno, relato financeiro, pessoal e remuneração, impostos e estruturação, tecnologias de informação, relações com investidores e tesouraria.
  • Gestão do projeto de IPO, de forma a prestar apoio  no decorrer do processo da transação e dos diferentes fluxos de trabalho associados.
  • Atividades em torno da execução de um IPO, bem como outras questões relacionadas, tais como assistência na elaboração do prospeto e procedimentos de comfort letter.
  • Outro suporte, incluindo due diligence financeira, orientação em processos de due diligence e KPIs, e preparação de relatórios de working capital.

Contacte-nos

Nuno Martins

Partner, PwC Portugal

Tel: +351 225 439 428

Siga-nos