Retalho e bens de consumo

Como a governação ambiental, social e empresarial influenciam as mudanças industriais

Cláudia Coelho

Sustainability and Climate Change Partner, PwC Portugal

+351 213 599 357

Email

Ambicioso, mas sem alternativas

A marcha para uma maior sustentabilidade não termina com a indústria retalhista e de bens de consumo. Se nada mais, os consumidores estão a impulsionar esta mudança, valorizando mais os produtos sustentáveis. Os retalhistas e fabricantes devem agora alinhar as suas atividades comerciais com estas ambições. O maior desafio que a indústria enfrenta é o de promover a sustentabilidade, mantendo-se ao mesmo tempo competitiva. Os agentes da indústria precisam de assegurar a transparência ao longo da sua cadeia de abastecimento e fazer da sustentabilidade uma marca visível e mensurável das suas redes altamente complexas de fornecedores e de distribuição. Os nossos especialistas em sustentabilidade da PwC e Strategy& ajudam os retalhistas e fabricantes a enfrentar este desafio. 

Os retalhistas e as empresas de bens de consumo já estão a trabalhar em estreita colaboração para implementar conjuntamente estratégias de sustentabilidade. Por exemplo, o Fórum de Bens de Consumo, uma rede global que reúne os diretores executivos e equipas de gestão superior de mais de 400 retalhistas, fabricantes e prestadores de serviços, estabeleceu uma organização estratégica que se concentra na sustentabilidade, no ambiente e na sociedade. Mas este esforço de colaboração, por si só, não é suficiente. Os legisladores estão a aumentar a pressão sobre as empresas para que estas imponham contratualmente as suas normas sociais e ambientais ao longo de toda a cadeia de abastecimento.

 

 

 

 

 

 


Os consumidores estão a conduzir a sustentabilidade

São sobretudo os consumidores que estão a pressionar para que a indústria retalhista e de bens de consumo se torne mais sustentável: no que diz respeito às compras online, a sensibilização e o interesse dos consumidores pela sustentabilidade e produtos de comércio justo aumentou significativamente nos últimos cinco anos. Para os consumidores, o efeito que têm sobre o país de produção está também a tornar-se cada vez mais transparente. 

As ONG também desempenham um papel importante na educação dos consumidores: elas dão luz sobre as condições de trabalho e o impacto ambiental que o consumo de produtos como chocolate, camisas ou cosméticos tem no país de origem das matérias-primas. Organizações como a Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO) e a Rainforest Alliance têm exercido pressão, com sucesso, para melhorar os padrões de produção e comércio justo.

 


A sua situação

Foco na criação de valor sustentável

A pressão para aumentar a sustentabilidade é crescente: vários intervenientes - desde consumidores a investidores e fornecedores - esperam que retalhistas e fabricantes se orientem pelos princípios da sustentabilidade nas suas atividades comerciais. Isto aplica-se às cadeias de fornecimento e distribuição, condições de produção e transparência. Mas como podem as empresas satisfazer todas estas exigências? Para criar valor sustentável, os retalhistas e os fabricantes de bens de consumo devem concentrar os seus esforços em quatro aspetos:

  • Estratégia de Sustentabilidade: Uma estratégia de sustentabilidade empresarial abrangente garante o sucesso a longo prazo de uma empresa. Uma estratégia de sustentabilidade impulsiona os objetivos económicos da empresa, por exemplo, um retorno superior para os acionistas, e cria valor e objetivo para a sociedade, os stakeholders e os colaboradores da empresa. Mais importante ainda, uma estratégia de sustentabilidade catalisa a inovação ao longo de toda a cadeia de valor, evoluindo a estratégia empresarial e corporativa.

  • Economia circular: A economia circular descreve uma abordagem abrangente destinada a permitir que as empresas obtenham lucros enquanto conservam os recursos do nosso planeta. O foco está no desenvolvimento, produção e consumo de produtos de forma mais responsável e sustentável. O objetivo é favorecer as matérias-primas renováveis e a energia e reduzir e evitar os desperdícios e subprodutos da produção.

  • Cadeias de abastecimento sustentáveis: A responsabilidade de uma empresa estende-se muito para além dos seus fornecedores e clientes. Por conseguinte, é importante introduzir a sustentabilidade em toda a cadeia de abastecimento de um produto. Uma característica chave das cadeias de abastecimento sustentáveis é que integram normas socialmente aceitáveis, justas e ecologicamente sensíveis em todos os níveis do ciclo de vida do produto, tendo em conta a complexidade da rede global. Isto inclui também a redução dos resíduos ao longo da cadeia de abastecimento a um mínimo absoluto. É ainda demasiado comum as empresas eliminarem os produtos porque esses artigos não cumprem os elevados padrões de qualidade ou porque houve mudanças no planeamento, logística ou produção. Cadeias de abastecimento sustentáveis são cadeias de abastecimento onde esses resíduos são evitados o mais possível.

  • Transparência: As empresas precisam de ter uma compreensão clara de como os seus esforços de sustentabilidade afetam as suas receitas, lucros e equidade da marca. Para tal, é importante que as empresas adquiram uma compreensão completa da cadeia de valor, considerando também objetivos e indicadores de desempenho acima e para além dos KPIs puramente financeiros. Apresentar de forma transparente os efeitos económicos, ecológicos e sociais cria confiança junto do público e, simultaneamente, assegura lucros.

     


Os nossos serviços

Implementar a sustentabilidade em toda a linha para que todos os stakeholders vejam

Os especialistas em sustentabilidade da PwC e Strategy& trabalharão consigo para implementar a sustentabilidade em toda a sua empresa de uma forma que seja fácil de compreender para todos os stakeholders. O nosso foco centra-se em quatro questões-chave de sustentabilidade para a indústria:

  • Estratégia de Sustentabilidade: A fim de desenvolver uma estratégia de sustentabilidade, é crucial identificar os temas de sustentabilidade mais relevantes, estabelecer níveis de ambição e metas e centrar a estratégia em torno das capacidades da organização. A nossa abordagem única de Capability Driven Strategy (CDS) irá ajudá-lo a identificar os temas de sustentabilidade mais relevantes para os seus clientes. Em colaboração, desenvolveremos as capacidades diferenciadoras, produtos e serviços necessários, assegurando uma estratégia de sustentabilidade coerente que aborde os temas relevantes dentro da sua indústria.

  • Economia circular: A conceção de uma estratégia centrada na economia circular exigirá uma reavaliação do seu próprio modelo de negócio. Os nossos especialistas ajudá-lo-ão neste processo de transformação, que se estende da gestão de topo à produção, dos fornecedores aos clientes.

  • Cadeias de abastecimento sustentáveis: Só com uma abordagem abrangente é que a sua empresa será capaz de satisfazer as exigências cada vez maiores dos clientes e fornecedores ao longo de toda a cadeia de abastecimento. Ajudá-lo-emos a cobrir todos os aspetos-chave ao longo das suas cadeias de abastecimento: isto inclui a identificação de riscos ambientais, sociais e de governação (ESG), a definição de requisitos de sustentabilidade, o desenvolvimento de competências e a gestão do desempenho.
  • Transparência: Independentemente de estar apenas a começar a desenvolver as suas iniciativas de sustentabilidade ou se já é um campeão de sustentabilidade: não pode comunicar eficazmente o progresso que fez sem apresentar a sua pegada de ESG de forma transparente. Vamos ajudá-lo a apresentar KPIs não financeiros e a quantificar com precisão o impacto ecológico e social da sua empresa, assegurando assim um elevado grau de transparência para com os seus stakeholders.

 


A nossa promessa

Juntos traçaremos o seu caminho para um futuro sustentável

Torná-lo real: Damos vida à sua estratégia de sustentabilidade e ajudamo-lo a formular uma agenda de sustentabilidade bem-sucedida para a sua empresa. A chave do seu sucesso é a nossa comprovada e única abordagem all-in-one  da estratégia à implementação. 

Competência e know-how: Procura parceiros e especialistas de confiança que possuam os conhecimentos técnicos e funcionais relevantes da indústria, bem como o know-how técnico e funcional de que necessita? Então, veio ao lugar certo!

Colaboração: Vemo-nos como estrategas pragmáticos que arregaçam sempre as mangas para trabalhar em estreita colaboração com os nossos clientes com o objetivo singular de criar em conjunto, como uma equipa, um verdadeiro valor acrescentado.

Fazer a coisa certa pela sociedade: Ousamos moldar o futuro convosco, os nossos colegas e a sociedade, assumindo sempre a responsabilidade pelas nossas ações.

 

→ Outros insights da indústria de retalho e de bens de consumo

Como pensa a Geração Z

Estudo PwC 2020: A parte 3 da série PwC Europe Consumer Insights Series analisa mais de perto as crianças entre os 18 e os 24 anos de idade.

Download - PDF

 

Outras indústrias no campo da sustentabilidade

Indústria Automóvel

Veículos com emissões zero, conceitos inovadores de mobilidade e produção neutra em CO2 - a indústria automóvel enfrenta mudanças radicais. Quando se trata de transformação sustentável dentro da indústria automóvel, podemos ajudar.

Saiba mais

Setor energético

Os serviços públicos de energia enfrentam o desafio de fornecer às pessoas energia acessível, fiável e sustentável ao mesmo tempo que valorizam as suas próprias empresas. Isto exige uma abordagem holística.

Saiba mais

Serviços financeiros

A sustentabilidade no setor financeiro está a ganhar importância à medida que novos regulamentos entram em vigor. Aqueles que avançam para investimentos verdes e produtos financeiros sustentáveis no início não só ganham uma clara vantagem competitiva como também dão um contributo fundamental para alcançar os objetivos climáticos no âmbito do Plano de Ação da UE.

Saiba mais

Produção industrial

A produção industrial é responsável por cerca de 40 por cento das emissões globais de CO2. Isto significa que o setor tem uma responsabilidade especial cabe-lhes tornar o futuro da produção mais sustentável. Descubra como.

Saiba mais

Setor Público

O que até há pouco tempo era considerado "agradável de ter" é hoje em dia crucial para o sucesso económico a longo prazo de uma empresa: a sustentabilidade desempenha um papel central na forma como os negócios são conduzidos. O foco está na forma como o negócio de uma empresa tem impacto no ambiente e na sociedade, e como isto molda o seu modelo de negócio. No fim de contas, a sustentabilidade é equivalente ao "direito de jogo” de uma empresa.

Saiba mais

Farmacêuticos e ciências da vida

Compensa às empresas farmacêuticas e de ciências da vida dar um passo em direção à sustentabilidade. Se agirem agora, podem reduzir significativamente os seus custos e riscos ao mesmo tempo que aumentam a sua reputação e o valor da sua própria empresa.

Saiba mais

Imóveis

O setor imobiliário é um dos principais emissores de CO2. Consequentemente, o público, os investidores e os decisores políticos apelam a mudanças nos modelos de negócio das empresas imobiliárias, o que exigirá uma transformação holística.

Saiba mais

Transporte e logística

O setor dos transportes e da logística está (apenas) a progredir lentamente com a sustentabilidade. Os desenvolvimentos atuais - tais como a digitalização, novos concorrentes e expectativas dos clientes - oferecem, no entanto, muito espaço para dar forma a soluções sustentáveis.

Saiba mais

Siga-nos

Contact us

Cláudia Coelho

Cláudia Coelho

Sustainability and Climate Change Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 357

Hide