A Revolução Digital e a Economia do Mar

Uma das grandes mega-tendências globais que está a transformar o mundo é a disrupção tecnológica, sendo que, dentro desta disrupção a revolução digital ocupa um lugar de destaque.

Neste contexto, o desenvolvimento da economia do mar depende da forma como captará os benefícios da revolução digital em curso e da forma como mitigará os riscos associados a esta nova realidade.

Uma nação que verdadeiramente aposte no crescimento azul, tem que estar preparada para abraçar as novas tecnologias associadas ao mar e desenvolver as industrias do mar dentro dos princípios da sustentabilidade económica, social e ambiental.

Dentro do seu projeto de responsabilidade social dedicado ao desenvolvimento sustentável da economia do mar, LEME –Barómetro PwC da Economia do Mar (edição nº8), a PwC efetuou um questionário , sobre "A Revolução Digital e a Economia do Mar", a 50 gestores e personalidades ligadas ao mar, abrangendo de uma forma transversal todos os subsetores da economia do mar em Portugal. O resultado deste questionário revelou que a larga maioria do lideres que responderam ao inquérito considera que a revolução digital terá um elevado impacto na economia do mar, tendo apontado, por fileira, quais os temas da revolução digital que terão maior impacto.

Do inquérito realizado também resultou a chamada de atenção para os riscos que a revolução digital também encerra, no que respeita às vulnerabilidades de ciberataques.

Contacte-nos

Miguel Marques

Partner

Tel: +351 225 433 164

Siga-nos