Portugal

LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar

Dando sequência ao compromisso de responsabilidade social que assumimos em 2010, apresentamos a 10ª edição do LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar, que este ano dedicamos à importância da partilha e da gestão de informação geradoras de novo conhecimento.

A economia do mar nacional tem mostrado, ao longo do tempo, uma grande resiliência económica e social, conseguindo crescer acima da média da economia nacional, num período de grande instabilidade económica. No entanto, nos últimos anos, importantes indústrias do mar, têm dado sinal de forte desaceleração. Neste contexto, é fundamental tomar medidas de reforço do investimento por forma a contraria esta tendência e atingir patamares superiores de crescimento e de desenvolvimento económico.

A informação é um recurso fundamental para se conseguir aumentar o conhecimento sobre o mar e acrescentar valor à economia azul através da inovação. Tentámos indagar se, na opinião dos entrevistados, em geral, que margem de progressão existe para Portugal atingir elevados padrões de partilha e de gestão de informação potenciadores da geração de novos conhecimentos. A maioria dos inquiridos considera que existe uma elevada margem de progressão, o que significa que existe bastante trabalho a fazer no que respeita à partilha e gestão de informação.

 

{{filterContent.facetedTitle}}

{{contentList.loadingText}}

Do inquérito realizado, conclui-se igualmente que a maioria dos líderes da economia do mar considera que através da concretização da Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar, do aumento da cooperação entre todas as entidades do mar e da utilização de plataformas e ferramentas tecnológicas avançadas é possível melhorar a partilha e a gestão da informação relacionada com o mar.

Tendo a Organização das Nações Unidas decidido dedicar a próxima década ao estudo dos oceanos, é fundamental que Portugal contribua significativamente para este esforço internacional de conhecimento dos mares, sendo líder na partilha e na gestão da informação, geradoras de novo conhecimento.

 

Contacte-nos

Miguel Marques

Economy of the Sea Partner, PwC Portugal

Tel: +351 225 433 164

Siga-nos