Ações Covid-19

O surto de COVID-19 trouxe consigo desafios, interrogações e, acima de tudo muitas incertezas. Por este motivo, considerámos que fazia sentido sermos parte da solução ou, pelo menos, garantirmos que as nossas Pessoas, o Mercado e a Comunidade se sentiam apoiados nesta fase mais crítica.

Comunidade

A PwC sempre se colocou ao serviço da comunidade; apoiando entidades, núcleos e famílias que, ao longo dos anos, têm connosco estabelecido relações mais privilegiadas; este período de pandemia só contribuiu para o estreitar desses mesmos laços, criando uma janela de oportunidades para novas colaborações.

Tendo presente que muitas são as entidades que, neste momento de crise, necessitam de apoio, optámos por prestar auxílio àqueles que se encontram em posição de maior risco face a este surto, bem como aos que foram afetados pelas atuais circunstâncias e que, do ponto de vista económico, estão a ser impactados.

 

Assim, têm sido várias as ações colocadas em prática, através da doação e distribuição dos seguintes bens:

Distribuição de desinfetante de mãos e superfícies e de máscaras de proteção por entidades com grupos de elevado risco, nomeadamente, o Lar Marinel (gerido pelo Exército de Salvação), a Associação Acreditar e os Bombeiros Voluntários de Sacavém. Procedeu-se também à entrega de 1000 folhas de acetato, no total, à FAN 3D e ao Instituto Superior Técnico para produção de viseiras médicas.

Distribuição de cabazes alimentares a famílias com carências económicas e situações de risco, seja diretamente, seja através de entidades como a Associação Salvador ou Serve The City.

Distribuição de computadores, pens de internet e tablets por diversas crianças e jovens que não estavam a conseguir assistir às suas aulas online por falta de equipamento, em colaboração direta com a Associação Bagos D’Ouro, Cruz Vermelha Portuguesa e  a Associação Portuguesa para a Promoção da Dignidade Humana.  

Foram igualmente doados tablets e telemóveis à APSA, com o objetivo de dar continuidade aos tratamentos (anteriormente presenciais) dos seus utentes, bem como equipamentos para a população sénior do Lar Marinel, de forma a permitir que pudessem contactar com os familiares, e leitores de DVDs para proporcionar alguns momentos de lazer.


Pessoas

As nossas Pessoas estarão sempre no centro das nossas ações.. Momentos de crise como o que vivemos, reforçam a nossa atuação em linha com os nossos valores, nomeadamente a proteção das nossas pessoas. O aparecimento da pandemia Covid-19 não teve só impacto no campo da saúde. Este momento de incerteza que levou à declaração de estado de emergência em Portugal e em muitos outros países, trouxe consigo alterações profundas nos nossos hábitos diários e rotinas familiares. Estas mudanças representaram e podem continuar a representar um enorme desafio no âmbito emocional. Por outro lado, aquilo em que se traduz exactamente o novo coronavírus e como enfrentá-lo é ainda uma fonte de dúvidas, tendo-se tornado essencial desmistificar o tema e saber mais sobre eventuais formas de prevenção, sintomas e consequências.

 Como forma de suprimirmos um pouco a distância física e porque a partilha de experiências e conhecimento são fundamentais nos dias que correm, durante os meses de abril e maio realizámos várias iniciativas cujo objetivo foi "aproximar" as nossas Pessoas, alavancando o seu bem-estar pessoal e familiar: 

  • sessões colectivas (digitais)  - "Covid Sessions" - com especialistas da área da saúde, psicologia e comportamento; todas elas adaptadas à nova realidade digital;
  • divulgação bimensal de informação sobre como ativar o bem-estar individual e das famílias, com sugestões práticas de programas a seguir;
  • realização de um concerto digital PwC e de uma competição digital de futebol - Digital Cup FIFA 2020 (vídeo ilustrativo aqui);
  • realização de uma sessão de "home workout" e uma sessão de "alongamentos", ministrada por equipas da Firma e destinada a todos os colaboradores;
  • divulgação do "Hino PwC" e de um vídeo inspiracional, com uma mensagem positiva para todas as nossas Pessoas e também para todos os que connosco interagem (vídeos ilustrativos mais abaixo);
  • divulgação de guia de boas práticas e booklet normativo, por forma a garantir um regresso faseado, em segurança, aos nossos escritórios.

Mercado

A PwC tem vindo a acompanhar o impacto do surto de Covid-19, a avaliar os seus principais desafios e a identificar as prioridades dos líderes de negócio. Nesta página disponibilizamos informação proveniente de diversos estudos e da experiência PwC sobre como as empresas poderão reforçar as respostas ao impacto causado pela Covid-19; nomeadamente através de serviços e plataformas desenvolvidos pela PwC e cruciais neste âmbito. Ao longo dos meses, temos também realizado vários webinars, comunicados nos nossos canais PwC, e cujo objetivo tem passado por clarificar e apoiar as empresas e os seus negócios nesta época de maior incerteza.

A pandemia está a desafiar muitos negócios e economias e a impactar milhões de pessoas, enfatizando a necessidade de colaboração e alinhamento entre a atividade económica e as necessidades humanas. A PwC em Portugal, Cabo Verde e Angola, procurou e continua a atuar em representação de cada um dos seus colaboradores no apoio às comunidades onde nos inserimos. Ttodas as ações levadas a cabo espelham o nosso Propósito e os nossos Valores e refletem a nossa vontade de trabalhar com outros a fim de apoiar na resolução dos grandes problemas do nosso mundo, construindo, simultaneamente, confiança nas sociedades. 

Contacte-nos

João Ramos

Partner

Tel: +351 213 599 254

Catarina Carnaz

Internal Communications Senior Manager, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 708

Siga-nos