Governance Risk and Compliance

Repense o risco e a conformidade para impulsionar a estratégia, as capacidades e o desempenho

O ambiente empresarial e regulamentar de hoje, em mudança acelerada, exige pensar os riscos de forma diferente . Assumir uma abordagem inovadora para gerir de forma holística o Governance, Risk & Compliance (GRC) pode ajudá-lo a aproveitar as oportunidades, a ficar um passo à frente da incerteza e a atender às expectativas dos stakeholders.

A equipa de GRC da PwC ajuda muitas das principais organizações do mundo a capitalizar oportunidades, navegar pelos riscos e a transformar-se de forma duradoura, criando uma cultura empresarial resistente ao risco.

Podemos transformar como perceciona – e aproveita – o risco.

Explorar mais

Alinhando as atividades de GRC com as dos motores do desempenho empresarial – usando os recursos certos – pode transformar o seu programa de GRC. Sendo anteriormente um exercício reativo, que não visava mais do que cumprir um requisito, passará a ser uma ferramenta poderosa, capaz de antecipar e mitigar riscos, para impulsionar o desempenho de negócio.

Governance

Trabalhamos com os nossos clientes para avaliar, projetar e implementar modelos operacionais inovadores para as funções de risco e compliance. Temos uma framework clara, estruturada e com provas dadas, que podemos adaptar e aplicar de forma a desenhar uma solução à medida do seu desafio, concebida para proporcionar uma transição suave e completa, refletindo o percurso feito e os requisitos.

Os resultados são soluções completamente adaptadas à sua organização e às suas necessidades, proporcionando benefícios, incluindo:

  • uma responsabilização clara
  • maior eficiência e um maior controlo de custos,
  • maior visibilidade,
  • maior agilidade, graças a um modelo sustentável,
  • uma gestão do risco mais eficaz,
  • maior garantia de conformidade.

Ver mais

Soluções de gestão de riscos das empresas

Trabalhamos com os nossos clientes, avaliando, projetando e implementando modelos operacionais para criar soluções eficazes de gestão de risco nas empresas (ERM - Enterprise Risk Management), usando uma vasta gama de estruturas, ferramentas e metodologias que desenvolvemos e adaptamos às necessidades e à maturidade específicas dos clientes. Também temos um profundo conhecimento em áreas como a articulação do apetite pelo risco, modelos integrados de conformidade e risco e monitorização preditiva baseada em indicadores-chave do risco (KRI - Key Risk Indicators).

O nosso envolvimento impulsiona um vasto leque de benefícios, incluindo:

  • tomada de decisão de risco informada,
  • identificação e mitigação consistente e sólida de todos os riscos fundamentais,
  • clareza na responsabilização e propriedade,
  • visão melhorada dos controlos fundamentais,
  • cultura pró-ativa e consciente do risco em toda a organização,
  • garantia ao conselho de administração e ao conselho fiscal,
  • criação de dashboards atualizados e dinâmicos que espelham a verdadeira posição da empresa ao nível de risco.

Ver mais

Avaliação e otimização dos controlos

Para ter confiança no ambiente de controlo, a gestão precisa de poder ver a eficácia dos controlos de mitigação de riscos nas categorias de risco fundamentais.

A necessidade de uma base de controlos empresariais eficientes e sólidos que seja sustentável no decorrer de alterações do negócio, as necessidades de conformidade e as pressões de custos forçaram as empresas a olhar para os próprios processos de frente para trás. Podemos ajudar a gestão a obter os seguintes benefícios:

  • conformidade com os regulamentos,
  • controlos adequados à finalidade, que funcionam eficazmente no futuro,
  • testes de eficácia operacional em áreas e processos de risco elevado,
  • otimização e simplificação dos processos e controlos,
  • confirmação de que o controlo está adequadamente integrado,
  • apoio à gestão na interpretação e implementação de decisões de apetite pelo risco ao nível do processo.

Ver mais

Soluções de Compliance

Observando a dimensão e o ritmo da mudança no panorama regulamentar e legislativo das empresas, destaca-se o tamanho do desafio que muitas organizações enfrentam. Como resultado, as empresas regulamentadas e as outras empresas estão cada vez mais à procura de apoio externo para identificar os riscos éticos e regulamentares que enfrentam, e para projetar as funções de conformidade e os programas de que precisam para os mitigar. Estas empresas que já têm mecanismos de conformidade também procuram “verificações da saúde”, para além da implementação dos próprios programas, para terem a certeza de que estes programas proporcionarão realmente conformidade. É assim que podemos ajudar:

  • avaliação da maturidade dos programas comparativamente a modelos de boas práticas e elaboração de um plano para a melhoria;
  • recomendações e um plano para a remediação;
  • desenvolvimento de políticas adequadas de governo, aprendizagem e mudança comportamental, monitorização, garantia e ferramentas de relatório;
  • avaliação cultural dos comportamentos dos funcionários para determinar o alinhamento com valores da empresa;
  • monitorização de conformidade independente e capacidades de auditoria;
  • desenvolvimento e implementação de um quadro de governo de políticas;
  • verificações regulamentares da saúde e revisões profundas em aspetos específicos da implementação.

Ver mais

Soluções tecnológicas de GRC

As organizações enfrentam um ambiente de GRC em rápida evolução, com novas tecnologias e um ritmo de mudança acelerado, o que significa que as empresas precisam ser pró-ativas quando se trata de gerir a exposição que têm aos riscos emergentes. As organizações bem-sucedidas fazem pleno uso das tecnologias que têm à disposição para melhorar globalmente as atividades de GRC que têm.

Ajudamos os clientes na estratégia de GRC possibilitada pela tecnologia, seleção de fornecedores, implementação de tecnologia e atividades de transformação. Os nossos serviços fundamentam-se nas mais recentes inovações tecnológicas para fornecerem conhecimentos e recomendações para melhoria baseados em provas.

Ver mais

Continuidade do negócio, crise e resistência operacional

As organizações vulneráveis não têm sucesso; quando sofrem pressão, falham. Nós ajudamos a avaliar e desenvolver a robustez de três maneiras principais.

  • A gestão da continuidade do negócio (BCM) envolve garantir que há planos B inteligentes, flexíveis e eficientes preparados para continuar a atividade crítica do negócio quando a atividade como habitualmente (BAU) é afetada. Grandes conhecimentos de gestão da continuidade do negócio também podem informar a tomada de decisão estratégica durante a atividade normal.
  • A liderança na crise (CL) envolve apresentar respostas confiantes e sólidas aos grandes incidentes e às grandes crises, que muitas vezes são visíveis para as principais partes interessadas e o público geral. Uma grande liderança na crise pode criar uma vantagem, apesar do desastre.
  • A resistência operacional envolve a compreensão e as medidas necessárias, em processos críticos, para evitar a falência / perda de atividades e processos.

 

Ver mais

Contacte-nos

Gabriela Teixeira

Advisory Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 314

Miguel Fernandes

Advisory Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 314

Siga-nos