New world. New skills.

A possibilidade de viver, aprender, trabalhar e participar no mundo digital, deve ser algo que está ao alcance de todos.

As organizações estão a transformar a sua força de trabalho com o objetivo de impulsionar a produtividade, a inovação e o crescimento. A melhoria das qualificações é fundamental.
Descubra como a PwC Portugal tem endereçado o tema do upskilling e como podemos ajudar a melhorar o nível de qualificação na sua organização.

A pandemia da COVID-19 acelerou a transformação de como e onde trabalhamos. Para muitas organizações, esta crise global veio a evidenciar, abruptamente, a discrepância entre as competências que as pessoas possuem, e as competências necessárias para o trabalho no mundo digital.

Capacitar a força de trabalho global para colmatar o fosso digital é um problema complexo que exige que os líderes empresariais, governos e educadores, trabalhem em conjunto para tornar o mundo um lugar mais resiliente, mais apto para encarar a realidade digital, e mais inclusivo.

Encontramo-nos perante uma jornada que visa o upskilling das nossas Pessoas e estamos entusiasmados por partilhar o que aprendemos ajudando as empresas, governos, comunidades locais e indivíduos a acelerar o ritmo no seu caminho de requalificação da força de trabalho.

“O upskilling não é de todo apenas digital. Todas as profissões e funções estão a mudar como resultado de exigências novas por parte de clientes de todos os setores.”

Bethy Larsen, People & Organisation Partner, PwC Portugal

  

Por onde começar?
Melhorar as qualificações no mundo digital

Com base no nosso trabalho com clientes, trabalhamos com outras organizações a nível mundial, como a UNICEF, com o objetivo de melhorar as competências digitais em comunidades onde a necessidade é maior. Ainda assim, muito mais deverá ser feito se quisermos garantir que todos tenham a oportunidade de aprender, trabalhar e participar no mundo digital. É este o cerne do nosso propósito.

  

  

Como (re)capacitar as organizações?

As organizações estão a transformar a sua força de trabalho com o objetivo de impulsionar a produtividade, a inovação e o crescimento. A melhoria das qualificações é fundamental. Trata-se de antecipar as competências certas para o futuro, lançar os alicerces culturais, proporcionar programas modernos de upskilling, e construir uma função de aprendizagem e desenvolvimento com a EdTech certa para proporcionar um retorno muito melhor do investimento em upskilling. Descubra como o podemos ajudar a melhorar o seu nível de qualificação na sua organização.

Como é que a PwC apoia aqueles que estão em risco de ficar para trás?

Com 71 milhões de jovens desempregados em todo o mundo, e entre 20-40% dos empregos atualmente ocupados por jovens dos 16-24 anos em risco de automatização em meados dos anos 2030, o desenvolvimento das competências necessárias para a era digital é um dos desafios mais prementes que as comunidades enfrentam nos dias de hoje.

A PwC e a UNICEF colaboram em conjunto para ajudar a requalificar milhões de jovens em todo o mundo. A colaboração apoia a Generation Unlimited, uma parceria multisetorial destinada a ajudar 1,8 mil milhões de jovens na transição da escola para o trabalho até 2030.

A colaboração da PwC com a UNICEF é apenas uma das muitas formas em que a PwC está a ajudar as comunidades a melhorar a qualidade de vida e a desenvolver os programas de impacto comunitário existentes na rede, que se têm concentrado neste desafio há muitos anos.

Explore as nossas iniciativas de upskilling junto da nossa comunidade.

Como podem as empresas, governos e instituições trabalhar em conjunto nesta questão complexa?

As soluções para o desafio de upskilling terão de ser desenvolvidas a nível local, regional e nacional, e nenhuma organização o poderá fazer sozinha. Os líderes governamentais e políticos precisam de assegurar que os cidadãos têm a informação necessária que lhes permita participar, tendo também eles próprios o conhecimento para impulsionar o debate sobre o futuro da tecnologia e sua regulamentação. As organizações, incluindo as que compõem o sistema educativo, precisam de se transformar digitalmente e, ao mesmo tempo, fornecer serviços que sejam adequados ao futuro.

Saiba mais sobre o envolvimento da PwC no projeto Luxembourg Digital Skills Bridge, uma iniciativa liderada pelo governo que reuniu os stakeholders através de empresas, sindicatos e prestadores de formação para oferecer uma solução nacional abrangente para o desenvolvimento das competências da força de trabalho.

A necessidade de requalificação é um problema complexo que exigirá que os educadores, administradores governamentais nacionais, regionais e locais e líderes empresariais, se reúnam.

  

  

A nossa história e iniciativas
O compromisso da PwC para com as suas Pessoas

Na PwC temos como propósito construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes.

A nossa ambição é trabalhar com as organizações para criar um futuro justo e sustentável para Portugal, suportado por uma economia próspera. A melhoria das nossas competências-core é fundamental para aumentar a prosperidade, trazendo também benefícios consideráveis à sociedade como um todo.

Como resposta a esta necessidade, a PwC assumiu um compromisso para a requalificação do seu capital humano  principalmente a formação das suas Pessoas e em tecnologias de apoio a clientes e comunidades. Pretendemos ajudar os colaboradores e os clientes a alinharem-se com as exigências e tendências digitais.

Conheça abaixo as nossas iniciativas no âmbito do upskilling e no seguimento do programa criado pela Firma, “New World. New Skills”.

  

Digital Fitness App

A Digital Fitness App ajuda cada utilizador a desenvolver as suas capacidades de "aptidão digital", através de um currículo personalizado. É possível ler, ver ou ouvir o conteúdo, que cobre cerca de 60 tópicos diferentes, incluindo as tecnologias emergentes. De forma a apoiar a sociedade na resposta à necessidade de requalificação e aquisição de novas competências, disponibilizamos a nossa aplicação para download gratuito, até julho de 2021.

Aceleradores Digitais

Em 2019, colaboradores de toda a network PwC voluntariaram-se para desempenhar um papel vital na nossa transformação digital. Em Portugal e Angola, os 109 Aceleradores Digitais tiveram formação em ferramentas de manipulação e visualização de dados e adquiriram competências desde Data & Analytics a temas de perspicácia digital e transformação de mindset. Ao partilharem o que aprenderam com as suas equipas, ajudam a construir uma cultura digital colaborativa na PwC.

Capacitar os mais jovens

A 10 de março, a PwC e a Unicef lançaram uma colaboração global para ajudar a melhorar a qualificação de milhões de jovens em todo o mundo. A nossa colaboração com a Unicef representa um marco importante na nossa viagem “New World. New Skills”. Baseia-se na ambição comunitária existente da PwC de ajudar a maximizar o potencial de 15 milhões de pessoas, organizações não governamentais (ONG) e microempresas e sociais até 2022.

Academias Digitais

A PwC realizou a primeira Academia Digital de dois dias em 2020, e desde então, mais de metade das nossas 22.000 Pessoas tiveram formação prática em manipulação de dados e ferramentas de visualização de Data & Analytics. Já estamos a aplicar estas novas competências tecnológicas no trabalho com os nossos clientes e na resolução dos seus problemas.

“Ter as pessoas certas com as capacidades adequadas é a única forma de conseguirmos agarrar o futuro.”

António Brochado Correia,Territory Senior Partner da PwC Portugal, Angola e Cabo Verde

  


{{filterContent.facetedTitle}}

  

  


{{filterContent.facetedTitle}}


{{filterContent.facetedTitle}}

Contacte-nos

António Brochado Correia

António Brochado Correia

Territory Senior Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 405

Bethy Larsen

Bethy Larsen

People & Organisation Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 309

Ana Isabel Marques

Ana Isabel Marques

Manager, PwC Portugal

Tel: +351 962 104 186

Fechar