Formação em Cibersegurança

Cyber Crisis Simulation

Formação em Cibersegurança – Cyber Crises Simulation

A PwC desenvolveu um plano de formação para um cenário de crise cibernética. Uma experiência imersiva de realidade virtual de um cenário de crise para executivos C-level.

Objetivos 

Compreender os principais desafios, ameaças e riscos que afetam as organizações, desenvolvendo simultaneamente a capacidade de reagir com rapidez a incidentes de cibersegurança.

Para isso, exploram-se as diferentes perspetivas dos membros do C-Level, analisando como cada um influencia a resposta a uma crise. A aprendizagem torna-se mais envolvente e eficaz ao vivenciar cenários autênticos em realidade virtual, proporcionando uma experiência imersiva.

Após essa vivência, promove-se a discussão e a reflexão em grupo sobre as decisões tomadas, as suas consequências e as estratégias que as organizações devem adotar para fortalecer a sua postura de cibersegurança.

Programa

Apresentar e detalhar o panorama atual da cibersegurança e as principais ameaças em Portugal e no mundo. Compreender os desafios do contexto regulatório aplicável.

Com recurso a óculos de Realidade Virtual será proporcionada uma experiência imersiva que transporta o formando para um contexto de cibercrise em tempo real.

Promover a discussão e a reflexão sobre a experiência, as decisões tomadas, procurando estabelecer paralelos com situações reais.

Porquê uma experiência de realidade virtual sobre cibercrises?

  • Os executivos são, cada vez mais, responsáveis por liderar a resposta a graves incidentes ou a cibercrises;
  • Eventos recentes de grande repercussão aumentaram as preocupações quanto à falta de preparação dos executivos para esta função, uma vez que a grande maioria nunca experienciou um incidente;
  • Os líderes nem sempre compreendem as pressões, funções e responsabilidades dos principais stakeholders que lidam com uma cibercrise. A importância da tomada de decisões sob pressão pelos stakeholders, no meio de uma crise cibernética, é muitas vezes ignorada;
  • Os executivos e os membros do Conselho não entendem quais são as pressões que podem enfrentar e não “compreendem a linguagem cibernética” utilizada.

Caraterísticas reforçadas

Pressão do tempo

Pressão do tempo
As cibercrises propgam-se à velocidade da luz, não à velocidade da sua organização.

Incerteza no diagnostico

Incerteza
O diagnóstico é exponencialmente complexo e as decisões são, muitas vezes, ambíguas ou contraditórias.

Reconhecimento da marca

Reconhecimento
A exposição da marca é imediata e extremamente difícil de controlar.

Impacto na confiança

Impacto não mensurável
Existem efeitos difíceis de quantificar, como alterações de comportamento e perda de confiança.

Caraterísticas adquiridas

Da ameaça à crise

Quando um ciberincidente se transforma numa crise?
Quando o impacto ultrapassa a capacidade de resposta da empresa, afetando operações, reputação ou conformidade legal.

Objetivos do Curso

Magnitude do incidente
Qual é o perímetro de uma cibercrise (local, nacional ou regional) e como isso influencia a resposta necessária?

Objetivos do Curso

Confiança em sistemas durante uma cibercrise
Em que sistemas internos se pode confiar? É essencial identificar infraestruturas seguras para garantir continuidade operacional.

Objetivos do Curso

Rede de resposta durante uma cibercrise
A articulação entre equipas técnicas, comunicação, jurídico, liderança e entidades externas é fundamental.


A escolha do perfil

Nesta experiência imersiva, será convidado a assumir o papel de CEO, CFO ou CISO. Cada função apresenta desafios, responsabilidades e impactos únicos na gestão de um incidente de cibersegurança. O objetivo é colocá-lo no centro de uma crise digital, desafiando-o a tomar decisões estratégicas em tempo real e a compreender as consequências das suas escolhas na dinâmica e na resiliência da organização.
 

CEO company

CEO

  • Relevância
    Responsável pela visão estratégica e impacto global da empresa
  • O que ter em conta
    Decisões rápidas e de alto nível, comunicação com stakeholders, impacto reputacional
  • Impacto
    Pode influenciar diretamente a continuidade do negócio, confiança do mercado e resposta pública ao incidente
CFO company

CFO

  • Relevância
    Foca-se na gestão financeira e na mitigação de riscos económicos
  • O que ter em conta
    Perdas financeiras, impacto em investidores, proteção de dados financeiros sensíveis
  • Impacto
    Garante a sustentabilidade financeira, protege ativos críticos e decide sobre investimentos em segurança
CISO company

CISO

  • Relevância
    Responsável direto pela estratégia de cibersegurança e pela resposta a ataques
  • O que ter em conta
    Identificação de ameaças, coordenação da resposta técnica e mitigação de danos
  • Impacto
    Define a estratégia técnica de defesa, protege sistemas críticos e garante a conformidade regulatória.

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Formadores

Marcelo Ferreira Rodrigues

Marcelo Ferreira Rodrigues

Cybersecurity & Privacy Lead Partner, PwC Portugal

Marcelo Ferreira Rodrigues é Partner na área de Risk Assurance Services (RAS) do departamento de Assurance.

Luís Carlos Fernandes

Luís Carlos Fernandes

Cybersecurity & Privacy Director, PwC Portugal

Luís Carlos Fernandes é Director na área de Risk Assurance Services (RAS) do departamento de Assurance.

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Hugo  Miguel Dias

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Assurance and PwC´s Academy Partner, PwC Portugal

Catarina João Morgado

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Director, PwC Portugal

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