Susana Caetano

Director, PwC Portugal

Diretora da área de Indirect Taxes (IVA, IECs e Direitos Aduaneiros) da PwC. É responsável da área de ITX – TPC Portugal.

Com vasta experiência profissional em projetos de otimização na área do IVA no âmbito de ações promocionais de produtos de grande consumo; conceção e implementação de estruturas e de procedimentos que visam otimizar a recuperação de IVA e de direitos aduaneiros na área imobiliária e turística em Portugal e em Cabo Verde; implementação de estruturas, processos e procedimentos que permitem a maximização da recuperação do IVA no setor público e setor bancário com identificação das áreas de negócio suscetíveis de adoção dos métodos de afetação real e de pro rata; implementação de projetos de minimização do impacto de impostos especiais de consumo e de regimes especiais aduaneiros; participação em projetos de SAF-T com equipas multidisciplinares e revisão dos testes fiscais; participação em projetos internacionais com equipas de diversos países para tratamento e recuperação de IVA de entidades multinacionais.

Licenciada em Administração e Gestão de Empresas e pós-graduada em Gestão Estratégica e em Gestão e Liderança para Executivos pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.

É formadora certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional e ministra regularmente cursos sobre IVA, IECs e Direitos Aduaneiros. Participa, como oradora, em cursos, seminários e conferências conexas com a fiscalidade.
Autora de artigos na área da tributação indireta publicados em revistas e jornais económicos.

Detalhes de contacto

Tel: +351 213 599 610

Email

Especialidade

Educação

  • Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas pela UCP
  • Pós-graduação em Gestão Estratégica e em Gestão e Liderança para Executivos pela UCP