A IFRS 18 – Apresentação e divulgação das demonstrações financeiras, é uma nova norma que substitui a IAS 1 – Apresentação das demonstrações financeiras a partir de 2027, para as entidades que reportam em IFRS.
A IFRS 18 introduz alterações significativas aos princípios da preparação da demonstração dos resultados e passa a exigir a divulgação das métricas de desempenho utilizadas pela gestão nas suas comunicações externas, reconciliadas com a informação financeira reportada.
Conhecer os princípios a aplicar na preparação das demonstrações financeiras em IFRS a partir de 2027 é critico para planear e antecipar as alterações a introduzir não só no relato financeiro, mas também, nos sistemas de informação de suporte e no reporte efetuado aos stakeholders da informação, servindo esta formação para rever os principais aspetos da sua aplicação e alertar para algumas das situações práticas que podem resultar da aplicação da IFRS 18 pelas empresas do sector não-financeiro.
Sendo de aplicação retrospetiva obrigatória a 1 de janeiro de 2026, a capacitação dos recursos envolvidos no relato financeiro é crítica para assegurar a correta adoção da IFRS 18.
Objetivos
Identificar/ rever os principais tópicos a considerar na aplicação geral da IFRS 18 ao relato financeiro em IFRS.