Resilience and Business Continuity

O mundo de hoje desafia diariamente as organizações com eventos disruptivos que, dependendo do ponto de impacto (e.g. reputação, operação etc.), ou da sua magnitude, pode originar uma crise. O nosso foco é ajudar as organizações na preparação, resposta e remediação dessa crise.

O contexto no qual as organizações de hoje operam é bastante complexo, pela sua dependência dos serviços externos, exposição constante aos media, escrutínio em tempo real dos seus consumidores, pela envolvente regulatória do setor no qual se inserem  etc.. Acresce uma variedade de ameaças globais de naturezas distintas, tais como as alterações climáticas, os ciber ataques ou o terrorismo. Desta forma, o planeamento das estratégias globais do negócio e das suas operações, deve ter em consideração estes riscos de interrupção e torna-se essencial antecipar  respostas para a crise. Durante uma crise, o tempo de resposta é ainda mais precioso, pelo que as organizações devem antecipadamente construir operações mais resilientes por forma a responderem aos desafios se aproximam.

As soluções de planeamento de continuidade do negócio da PwC ajudam-no a identificar, a prevenir e a preparar-se para eventos que possam interferir nas atividades estratégicas das organizações. Trabalhando connosco, poderá desenvolver os planos necessários para recuperar de forma eficiente e eficaz. Dentro deste programa podem estar incluídas diversas actividades como a avaliação de maturidade, a implementação, os testes, a manutenção e a formação.

 

Entender as motivações é o primeiro passo para planear um programa de continuidade do negócio

 
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
 
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
 
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
Interrupções recentes na indústria

Ciber ataques e desastres naturais têm despertado a necessidade de desenvolver planos de recuperação mais sólidos.

Confiança em terceiras partes

As orientações  regulamentares em muitos setores requerem transparência relativa à resiliência  das operações de terceiros. Estes podem incluir call centers, fornecedores de serviços de TI e serviços de back office.

 

Ser um fornecedor / parceiro confiável

Os parceiros procuram conhecer os planos que garantem a disponibilidade e a integridade dos serviços ou produtos que contratam, assim como a prioridade relativa deles próprios durante eventos de crise.

Foco no governance, riscos e conformidade (GRC)

As organizações estão cada vez mais concentradas na gestão integrada de riscos e da conformidade, não só para reduzir o custos mas principalmente para proporcionar um melhor conhecimento do risco.

Menor tolerância para a indisponibilidade

Os clientes exigem acesso permanente aos produtos e serviços. A alta disponibilidade tornou-se um requisito para ofertas de serviço que se querem competitivas e personalizadas. A tolerância dos reguladores para a indisponibilidade de sistemas críticos também está a diminuir.

Gestão de crises e redes sociais

A identificação rápida de eventos disruptivos que podem desencadear uma crise e a pronta resposta interna / externa podem proteger e aumentar o valor da marca.

 

Desenvolver resiliência operacional e a continuidade do negócio

As soluções de continuidade do negócio da PwC ajudá-lo-ão a desenvolver estratégias escaláveis para aumentar a resiliência operacional e prioritizar os investimentos.

Algumas das nossas soluções incluem:

  • desenvolvimento do programa de continuidade do negócio;
  • business impact analysis (BIA) e avaliação de risco de interrupção;
  • seleção e implementação da estratégia de recuperação;
  • criação e optimização do plano de recuperação;
  • teste, manutenção e formação do programa de continuidade do negócio;
  • avaliação do programa de continuidade de negócio de terceiros;
  • desenvolvimento de cenários e simulação de gestão de crises;
  • desenvolvimento de planos recuperação de desastres de TI alinhados com o programa de continuidade do negócio.
Siga-nos

Contacte-nos

Miguel Fernandes

Miguel Fernandes

Consulting Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 314

Gabriela Teixeira

Gabriela Teixeira

Consulting Lead Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 314

Fechar