Está aberto o Aviso para o Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva ao abrigo do Regime Contratual de Investimento. São suscetíveis de apoio as operações individuais de investimento produtivo em atividades inovadoras que se revelem de especial interesse para a economia nacional pelo seu efeito estruturante para o desenvolvimento, diversificação e internacionalização da economia portuguesa, promovidas por empresas.
Para serem enquadráveis neste regime, as operações devem ser consideradas de:
Caso o enquadramento da candidatura esteja dependente de Despacho de Interesse Estratégico, previamente à submissão da candidatura deve o projeto ser apresentado à AICEP para avaliação preliminar do seu eventual interesse estratégico.
Os projetos sujeitos ao reconhecimento de interesse estratégico devem cumprir pelo menos duas das seguintes condições:
(i) O alcance de um valor de criação de postos de trabalho igual ou superior a 50 ou de um valor de criação de postos de trabalho qualificados igual ou superior a 20, no ano cruzeiro;
(ii) O alcance de uma Intensidade Exportadora igual ou superior a 80% no ano cruzeiro;
(iii) Impacto do Investimento igual ou superior a 50% [Despesa Elegível/Ativo Fixo Líquido pré-projeto].
Beneficiários Finais
Empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.
Duração das operações
24 meses (exceto casos devidamente justificados)
Data de encerramento: 30 de dezembro de 2025 (17 horas)
Os beneficiários que efetuaram registo do pedido de auxílio através do Aviso n.º 01/RPA/2025, de 17 de janeiro podem submeter candidatura utilizando os dados da operação aí registada. A operação apresentada na candidatura deve corresponder ao que foi apresentado no pedido de auxílio, sem prejuízo das alterações justificadas e aceites.
Clique no link abaixo:
SICE – Inovação Produtiva – Regime Contratual Investimento (RCI)