Alterações climáticas

Com a sustentabilidade e o ambientalismo no topo das preocupações dos consumidores e dos investidores, muitas empresas estão, proativamente, a ganhar várias certificações relacionadas com práticas de negócio sustentáveis.

Para além das certificações, existem atualmente diversas iniciativas dirigidas aos investidores que distinguem e classificam as empresas em função do seu desempenho global em sustentabilidade (como o Dow Jones, o FTSE4Good, entre outras) ou em áreas específicas (como o Carbon Disclosure Project, entre outras).

Se os seus clientes e stakeholders estão a exigir que os seus produtos e/ou serviços tenham um melhor desempenho e processos mais sustentáveis, nós podemos ajudá-lo a conseguir as certificações ou reconhecimentos necessários. Isto vai fortalecer a marca e a reputação a nível ambiental, bem como aumentar a lealdade dos consumidores.

Como podemos ajudar?

  • Apoio na melhoria do desempenho em índices de sustentabilidade (DJSI, FTSE4Good, etc.), ou noutros índices específicos, como o Carbon Disclosure Project, incluindo o diagnóstico de desempenho, a elaboração do road map e o apoio no preenchimento dos respetivos questionários.
  • Desenvolvimento e implementação de sistemas de informação de sustentabilidade para recolha de indicadores e monitorização do desempenho.
  • Implementação de sistemas de gestão (nas áreas da responsabilidade social, ambiente, segurança e outros).
  • Realização de due diligence ambiental, de higiene e segurança, ou outras áreas específicas, no âmbito de processos de fusões e aquisições.

Parceria com o CDP (Carbon Disclosure Project)

A PwC e o CDP uniram-se no desenvolvimento do processo anual de avaliação do desempenho das maiores empresas em matéria de alterações climáticas, ao nível internacional. A PwC Portugal é responsável pela análise das respostas das empresas nacionais.

A nossa experiência e entendimento sobre o processo constituem importantes mais-valias e permitem apoiar de forma efetiva as empresas, contribuindo para a melhoria do desempenho na área das alterações climáticas.

Normas para o inventário de emissões de gases com efeito de estufa (GEE)

Estas normas adotam uma abordagem de cadeia de valor para o inventário das emissões de GEE e permitem às empresas fazer o reporte das emissões de Âmbito 3 (emissões de terceiros) numa base mais clara e consistente.

Encontram-se disponíveis duas normas: Corporate Value Chain (Scope 3) Accounting and Reporting Standard e Product Life Cycle Accounting and Reporting Standard.


Casos de estudo

Empresa nacional do setor das infraestruturas de transportes

A empresa procurava calcular a pegada de carbono e definir uma estratégia de alterações climáticas que lhe permitisse demonstrar o seu compromisso com o ambiente e explorar as oportunidades que a sustentabilidade oferecia.

O que fizemos

Efetuámos o cálculo da pegada de carbono da empresa, incluindo a estimativa das emissões de terceiros (emissões indiretas, associadas à cadeia de fornecedores), o que nos permitiu identificar as atividades com maior impacto. Após análise da situação atual da empresa e tendo em consideração as melhores práticas de gestão e otimização de consumos de energia, preparámos um plano de redução de emissões, ao qual associámos um plano de comunicação que visa suportar e contribuir para o sucesso das ações definidas.

 

Contacte-nos

Ana Cláudia Coelho

Director

Tel: 351 213 599 802

Siga-nos