Novidades – 8.ª edição

O “The PwC Trail” está aí!

Mais um ano que se iniciou, mais um ano em que a PwC está de olhos postos no futuro, com a dedicação, determinação e a missão de encontrar Pessoas autênticas, dispostas a aprender e a desenvolver os seus skills profissionais e pessoais. Como tal, a PwC inicia agora a sua campanha anual de recrutamento - denominada “The PwC Trail”. Este ano, estamos especialmente focados em descobrir jovens motivados e criativos, mas acima de tudo autênticos, capazes de assumir o desafio de fazer a diferença. Com isto, pretendemos mostrar que a PwC valoriza a diversidade, as experiências e as histórias de cada um. 

Assim, é com muito orgulho e entusiasmo, que revelamos o mote que nos vai acompanhar durante todo este processo - “Show us what you’re made of” - um mote que, entre muitos aspetos, mostra claramente que queremos valorizar as características individuais de cada um, tanto na esfera pessoal como profissional.

The PwC Trail


It's the “New World. New Skills.”

Recentemente, a PwC publicou os resultados de um questionário sobre tecnologia, trabalho e competências que, com base numa pesquisa efetuada a mais de 22.000 adultos em 11 países do mundo, contém conclusões que retratam o atual impacto da automação. As pessoas a quem são dadas poucas oportunidades para desenvolver novas competências digitais estão mais receosas do impacto da automação e, normalmente, têm níveis de educação mais baixos. Cerca de 53% dos trabalhadores inquiridos acreditam que a automação vai mudar significativamente ou tornar obsoleto o seu trabalho nos próximos 10 anos, mas a maioria (61%) mostrou-se positiva em relação ao impacto da tecnologia na sua rotina de trabalho. Estes e outros resultados estão disponíveis aqui

Neste âmbito, é importante referir, aproveitando as palavras de Bob Moritz, Global Chairman da PwC, que “as firmas PwC empregam atualmente 276.000 pessoas em todo o mundo, estando a investir profundamente na aprendizagem e desenvolvimento para garantir que as nossas Pessoas conseguem construir carreiras recompensadoras e estão preparadas para o futuro no mundo do trabalho”. Desta forma, torna-se relevante salientar o recente programa “New world. New skills.” - um compromisso da PwC para fomentar o conhecimento a nível digital de milhões de pessoas, ao trabalhar com governos, negócios e ONGs em todo o mundo, com o objetivo de responder a um dos maiores desafios atualmente existentes - as barreiras da era digital e da globalização.


PwC no “World Economic Forum” (África)

Com eleições a decorrer em mais de 20 países do continente africano em 2019, as previsões mostram que este continente está agora a entrar numa nova era. Ainda que tenham existido alguns progressos políticos e económicos, o continente continua a enfrentar alguns desafios significativos.

O 28º “World Economic Forum” em África teve como objetivo discutir estes desafios, focando-se no investimento, integração, indústria e inovação. A PwC, enquanto parceira estratégica do WWF, teve uma presença ativa neste evento. 

Mais informações


LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar

Os resultados do estudo LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar, foram apresentados na Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, numa apresentação feita pelo Partner responsável pelo Centro de Excelência Global da PwC para os Assuntos do Mar, Miguel Marques. 

Este Centro, sediado em Portugal, foi construído com o objectivo de apoiar o desenvolvimento sustentável das atividades do mar, enfatizando desta forma o propósito da PwC: “Construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes”.

Todos os resultados deste estudo podem ser consultados aqui.


Grande Conferência de Liderança Feminina 

Depois do sucesso de três edições em Lisboa, a Grande Conferência de Liderança Feminina realizou-se pela primeira vez no Porto, no dia 9 de maio, no Auditório Sonae, na Porto Business School. 

Este evento, organizado pela Executiva, com o apoio da PwC, reuniu um painel de oradoras notáveis, composto por mulheres que lideram importantes empresas em Portugal, em vários setores de atividade. Ao longo do evento foram abordados temas como uma perspetiva internacional sobre liderança, o que é preciso para chegar aos boards e lições de liderança feminina.


Pequeno-almoço executivo: Faturação eletrónica nos contratos públicos

A PwC, juntamente com a Pagero, realizou um pequeno-almoço Executivo relativo ao tema “Faturação eletrónica nos contratos públicos”, que teve lugar no dia 8 de maio, nas instalações da PwC em Lisboa.

Este pequeno-almoço teve como propósito abordar os desafios e complexidades da obrigação de emissão de faturas eletrónicas no âmbito dos contratos públicos. Para este efeito, contámos não só com especialistas da PwC nesta temática, mas também com a presença da Pagero como especialista na componente de tecnologia.


Disrupção: a nova comunicação

Nas instalações da PwC em Lisboa, a 23 de abril, realizou-se um evento subordinado ao tema “Disrupção: a nova comunicação”, uma parceria entre a PwC e a APCE, que contou com cerca de 50 convidados.

Este evento contou com a intervenção de Miguel Dias Fernandes, Partner da PwC, além de profissionais de reconhecido mérito no campo das áreas disruptivas e da prática da comunicação: Alvaro Rodríguez – Diretor Geral do The Climate Reality Project em Espanha, Hugo Warner – Disruption Senior Manager da PwC UK, Joana Garoupa – Diretora de Marketing e Comunicação da Galp, José Manuel Velasco – Consultor em Comunicação e Presidente da Global Alliance for Public Relations and Communication Management, Tiago Lopes Farias – Presidente do Conselho de Administração da Carris e da OTLIS.


PwC na 4ª edição do “Norte Yoga”

Nos dias 29 e 30 de março realizou-se, no Auditório Sonae da Porto Business School, a 4ª edição do “Norte Yoga” – um fórum de discussão e partilha de Boas Práticas para empresas e organizações públicas e privadas, dedicado ao tema “Produtividade, Excelência e Felicidade”.

Em 2019, à semelhança do que aconteceu no passado ano, a PwC foi convidada a marcar presença. No primeiro dia deste evento, numa sessão intitulada “Be a Superstar in someone’s life!” – Diferentes perspectivas de uma política de Responsabilidade Social”, Catarina Carnaz, Internal Communications Senior Manager da PwC, deu a conhecer aos participantes o projeto de Responsabilidade Social da Firma, tendo em conta os três pilares a ele associados – Pessoas, Comunidade e Ambiente.


ALM Intelligence reconhece PwC

Em 2019, a PwC foi reconhecida como líder pela ALM Intelligence, uma entidade que avalia empresas de consultoria em mercados definidos, com base na amplitude e profundidade dos seus serviços e na capacidade de implementar os mesmos, tendo em conta os requisitos de clientes altamente complexos. A PwC foi distinguida em diversas categorias: Product Development Operations Consulting, Joint Ventures & Strategic Alliances Consulting, Business Strategy & Planning Consulting, Transactions-Acquisitions Consulting, Production Operations Consulting, Portfolio & Capital Strategy Consulting.

Foi igualmente reconhecida como líder, a nível global, em Organisation Strategy Consulting e Workforce Management Consulting.

Adicionalmente, a PwC foi ainda nomeada “Best in Class” no que se refere à estratégia, sistema operativo, desenvolvimento das capacidades do cliente, avaliação de necessidades e gestão de projetos.


PwC nomeia novo Presidente do Conselho de Administração e cinco novos Partners

Há 12 anos na PwC, António Brochado Correia é o novo presidente do Conselho de Administração, tendo assumido funções desde o passado dia 1 de julho.

António Brochado Correia desempenhou os papéis de Global Relationship partner e Clients & Markets lead partner. No seu percurso na PwC contam-se ainda funções como Advisory lead partner e Assurance & Advisory partner. O novo presidente também já passou pela Féderation des Experts-Comptables Européens (FEE) e Ordem dos Revisores Oficiais de Contas e é formado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa.

Adicionalmente, a PwC nomeou cinco novos Partners - Cristina Teixeira, Pedro Lima, Rita Gonçalves, Rodrigo Domingues e Sandie Costa. Saiba mais sobre estes novos sócios aqui.


PwC EMEA C&M Conference, em Lisboa

Nos dias 24 e 25 de junho, estiveram reunidos na Fundação Champalimaud, em Lisboa, para debater e partilhar tendências para o futuro, os partners dos territórios Europeu, Médio Oriente e África, responsáveis pelos temas de Clients & Markets da PwC. 

Com o mote “Mastering the Unknown”, esta conferência, organizada por uma equipa global, com o suporte da Equipa de Comunicação Interna da PwC em Portugal, Cabo Verde e Angola, teve, pela primeira vez, lugar em Portugal. A abertura do evento foi feita por Mark Smith, sponsor do evento e por José Manuel Bernardo, TSP da PwC à data do evento, que deram as boas-vindas a todos os participantes. Entre os oradores, estiveram vários partners da PwC e clientes, bem como a Presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, e o Ex-vice-primeiro-ministro, Paulo Portas. 

Este evento proporcionou a todos os participantes vários momentos de networking em dias de muita reflexão e partilha de conhecimento, marcados pela inspiração da luz de Lisboa.


Participação da PwC no programa “Braço Direito” da JAP

Apesar de já participar no projeto JAP há alguns anos, este ano a PwC decidiu aderir, pela primeira vez, ao programa “Braço Direito”, gerido pela Junior Achievement Portugal. Assim, no dia 4 de abril a PwC recebeu, nos escritórios de Lisboa e do Porto, alguns estudantes do ensino secundário que, durante um dia, contactaram com a realidade empresarial e que, distribuídos pelas diferentes áreas de serviço da PwC, ficaram a conhecer o dia a dia da Firma.

PwC premiada “2019 Audit Innovation of the Year”

A PwC ganhou o prémio “2019 Audit Innovation of the Year” do International Accounting Bulletin (IAB) devido à sua tecnologia de inteligência artificial pioneira. Este prémio foi entregue a Gary Rapsey, PwC’s Global Assurance Chief Innovation Officer, no Digital Accountancy Forum & Awards, realizado em Londres a 3 de outubro.

O júri procurava inovações com potencial para melhorar a eficiência, a qualidade da auditoria e a satisfação dos interessados, bem como com potencial para aprimorar a relevância e valor dos serviços de auditoria. O “Cash.ai”, tecnologia premiada, usa a inteligência artificial para ler, entender e testar automaticamente os documentos do cliente e é o primeiro módulo de trabalho para uma auditoria de elevada qualidade e eficiência.

Saiba mais


PwC recebe novos colaboradores

Em setembro, a PwC recebeu os seus novos colaboradores com um programa de acolhimento e integração cuidadosamente preparado para estes.

A 9 de setembro, foi realizado um welcome cocktail no Planetário de Lisboa e do Porto para dar as boas-vindas aos mais recentes colaboradores da PwC, contando nesta ocasião com o atual TSP - António Brochado Correia - numa sessão de abertura em Lisboa. Ainda nessa semana, os novos colegas foram convidados a participar num training bootcamp nos Bombeiros Voluntários de Sacavém e nos Sapadores do Porto, onde puderam vivenciar os nossos Valores PwC e aprender e pôr em prática vários exercícios de segurança e saúde. A semana seguinte foi dedicada às formações específicas de cada linha de serviço e, de 22 a 24 de setembro, os New Joiners deslocaram-se até ao Vimeiro para realizarem uma formação de “Relationship Basics” com o objetivo de criar uma cultura de firma e trabalhar o espírito de equipa e a comunicação interpessoal.

A todos os nossos novos colaboradores, damos as boas-vindas e desejamos um enorme sucesso nesta nova fase!


PwC assina novo protocolo com a UCP Porto

Maria Torres, Partner da PwC em Portugal, Angola e Cabo Verde, marcou presença na Sessão Geral de Acolhimento aos alunos da Universidade Católica Portuguesa do Porto, para assinatura do protocolo da PwC com a instituição de ensino para o triénio 2019-2021, no âmbito da atribuição de prémios de mérito aos alunos da Dupla Licenciatura em Direito e Gestão. 

Este protocolo, já assinado anteriormente, pretende reconhecer o mérito no desempenho dos alunos ao longo das suas licenciaturas e estreita assim a relação entre ambas as instituições.


Participação no programa “A minha primeira experiência no mundo do trabalho”

Este ano, no seguimento das iniciativas que temos vindo a realizar em anos anteriores, fomos novamente convidados pelo Colégio Valsassina  a participar no seu programa “A minha primeira experiência no mundo do trabalho”, cujo objetivo foi proporcionar aos alunos do 10º ano uma experiência que lhes permita conhecer melhor o que é e como funciona o mundo do trabalho.

Assim, entre o dia 17 e 21 de junho, a PwC recebeu seis alunos nas áreas de Knowledge Management, Marketing, Comunicação Interna e Recursos Humanos. Durante essa semana, puderam viver de perto a “experiência PwC” e realizar algumas das tarefas do dia a dia das respetivas áreas.


Projecto CV3 – Criação de Valor na Vinha e no Vinho

A PwC, enquanto membro do Conselho Estratégico do Projeto CV3 – Criação de Valor na Vinha e no Vinho - realizou um evento no dia 4 de junho, na Casa do Vinho Verde, no Porto, onde António Correia, atual TSP da PwC, apresentou as principais conclusões da análise, desenvolvida pela PwC para o Projeto, sobre a estrutura financeira das empresas deste setor.

Adicionalmente, num painel de debate, foi abordada a problemática do crescimento das empresas e o seu financiamento, e, por fim, analisou-se um caso e deu-se a oportunidade, à audiência, de participar ativamente numa discussão aberta sobre o setor do vinho e da vinha.


PwC vencedora nos European Tax Awards 2019

No dia 16 de maio, numa cerimónia que teve lugar no Savoy Hotel, foram divulgados os vencedores dos “European Tax Awards 2019”, onde firmas e equipas de vinte e seis países estiveram em competição. Na 15ª edição destes prémios da Internal Tax Review, a PwC foi vencedora em duas categorias diferentes: «Portugal Transfer Pricing Firm of the Year» e «African Tax Firm of the Year».

A International Tax Review, organizadora dos “European Tax Awards”, é uma das publicações mais prestigiadas a nível global na área da assessoria fiscal e promove anualmente esta cerimónia com o objetivo de reconhecer as empresas que mais se distinguiram, pela qualidade e inovação do trabalho na área fiscal.


Ciclo de Conferências PwC-AESE: Cibersegurança

A PwC, em parceria com a AESE, realizou, no dia 16 de maio, nas instalações da AESE Business School, em Lisboa, uma nova Sessão do Ciclo de Conferências PwC-AESE sobre a situação e desenvolvimento das Instituições Financeiras e respetivas transformações digitais.

O tema central desta sessão foi a Cibersegurança, dando a conhecer e partilhando as tendências e impacto desta no processo de transformação digital e de inovação, bem como os desafios que se têm vindo a observar no mercado nacional e internacional no setor financeiro. 

Este evento contou com a presença de dois especialistas da PwC, Anton Tkachov, do Reino Unido, que apresentou o estudo “Securing Innovations in Financial Services”, e Israel Hernandez, de  Espanha, que abordou os desafios da Regulação Financeira 2019 – NIS e ICT Outsourcing.


Prémios Excellens Mare 2019

A Gala de entrega de Prémios Excellens Mare teve, este ano, lugar no dia 6 de abril, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira de Foz. Uma plateia de cerca de 400 convidados, incluindo relevantes personalidades, presenciou este momento de partilha do reconhecimento da excelência e do mérito do mar, numa Gala que contou com a atuação do Conservatório de Música David de Sousa e da Banda da Armada.


Mais informações sobre esta Gala e os respetivos premiados neste link


Global Annual Review

No dia 1 de outubro a PwC lançou o Global Annual Review (GAR), referente ao passado ano financeiro. Com o mote “New world. Transforming talent and trust”, o GAR traz consigo resultados interessantes acerca da nossa performance a nível global no último ano e antecipa os nossos compromissos para o futuro.

No último ano financeiro, com término a 30 de Junho, a receita da rede PwC aumentou em 7%, totalizando 42,4 mil milhões de dólares. As receitas cresceram em todas as linhas de serviço e nos principais mercados, alavancadas pelo poder da marca PwC e investimento contínuo em três pilares - qualidade, tecnologia e pessoas.

Global Annual Review


PwC considerada Líder em “Salesforce Implementation Services”

A PwC foi nomeada líder no “IDC MarketScape: Worldwide Salesforce Implementation Services 2019 Vendor Assessment”. Este estudo representa uma avaliação dos fornecedores de serviços de implementação do Salesforce por meio do modelo “IDC MarketScape” e analisa as caraterísticas quantitativas e qualitativas que explicam o sucesso no mercado de serviços de integração de implementação do Salesforce.

De acordo com o relatório, " a PwC oferece uma gama completa de serviços que abrangem da estratégia à execução. É especialista em transformação de negócios e possui uma significativa experiência em ajudar os clientes em todos os aspetos do trabalho de implementação do Salesforce”.

Saiba mais


Iniciativas Inovadoras do Tax 

A PwC lançou este ano duas iniciativas inovadoras junto das universidades: o “Tax Tank” e o “Tax Moot Court”, o primeiro dedicado às áreas de Economia e Gestão (ou similares) e o segundo para os alunos de Direito. 

A iniciativa “Tax Tank”, cuja primeira edição ocorreu em abril do presente ano, é um concurso que tem como objetivo divulgar e dinamizar a área da fiscalidade, premiando para o efeito os alunos do primeiro e segundo ciclos do ensino superior das áreas de Economia e Gestão, ou similares que apresentem uma maior competência na otimização fiscal de uma estrutura empresarial. 

Já o “Tax Moot Court” é uma competição que tem como objetivo divulgar e dinamizar a área da fiscalidade, premiando os alunos do primeiro e segundo ciclos do ensino superior, da área de Direito, que apresentem uma melhor prestação em intervenções em ambiente de tribunal tributário simulado. A primeira edição ocorreu durante o mês de maio.

Pode saber mais sobre o “Tax Tank” neste link e sobre o Tax Moot Court aqui.


PwC lança solução de suporte à auditoria da criptomoedas

A PwC adicionou recentemente uma nova solução ao conjunto de ferramentas de auditoria “Halo” existentes, que pode ser usada para fornecer serviços de auditoria para entidades envolvidas em transações de criptomoeda.

Atualmente, a PwC usa esta ferramenta para fornecer serviços de auditoria aos clientes que negociam em Bitcoin, Bitcoin Cash, Bitcoin Gold, Bitcoin Diamond, LiteCoin, Ethereum, token ERC20 - OAX e Ripple (XRP).


Contacte-nos

Marketing

Comunicação, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 651

Siga-nos