Skip to content Skip to footer
Pesquisar

A carregar resultados

Apoio na reestruturação financeira

Em períodos de dificuldades financeiras, é importante solicitar à gestão da empresa a implementação de um plano de revitalização e reestruturação financeira.

A nossa equipa conta com profissionais especializados e com experiência nos diversos setores de atividade para ajudar os vossos negócios ao longo de todo o processo de reestruturação financeira.

Pela nossa experiência, as nossas soluções são procuradas por clientes que se encontrem em situações de:

  • Dificuldades financeiras e deterioração de fluxos de caixa
  • Incumprimento de obrigações com principais stakeholders (colaboradores, fornecedores, Estado, entre outros)
  • Incumprimento de condições contratuais com credores financeiros
  • Renegociação com credores, RERE, PER, entre outros
  • Insolvência eminente

Como podemos ajudar

Plano de viabilidade / reestruturação

A primeira etapa na renegociação com os credores passa pela definição de um plano de viabilidade do negócio, identificando ações e cronogramas concretos que permitam conduzir à melhoria do desempenho financeiro da empresa e garantam a aceitação dos credores.

Os nossos serviços incluem:

  • Entendimento aprofundado da situação atual da empresa, podendo passar pela análise de mercado e reflexão estratégica das medidas a tomar para efeitos de turnaround
  • Desenvolvimento, conjunto com a gestão de um plano de negócios alinhado com a estratégia e medidas definidas, por forma a identificar soluções que garantam a viabilidade financeira da empresa
  • Desenvolvimento de um plano financeiro de reestruturação que permita apurar um nível de cash flow futuro libertado pelo negócio
  • Interação/negociação com os diversos credores e adaptação do plano de reestruturação com vista a apresentação de uma proposta que permita o refinanciamento da dívida e a viabilização do negócio

 

Ver mais

Gestão do processo e negociação

Os processos de reestruturação podem por vezes ser pouco familiares às empresas, nem sempre dispondo do know-how ou recursos necessários.

Neste sentido, apoiamos os nossos clientes na gestão do processo de negociação com os credores desde a concessão do plano de reestruturação até a aprovação da reestruturação, permitindo que a gestão continue focada na gestão do dia-a-dia do negócio.

Os nossos serviços incluem:

  • Acompanhamento nas negociações com os credores
  • Suporte na preparação da documentação necessária ao processo de renegociação bilateral, RERE, PER, entre outros

 

Ver mais

Monitorização de planos de reestruturação

Após aprovação do plano de reestruturação por parte dos credores deve ser garantida a correta implementação das medidas de reestruturação.

Por forma a dar conforto e informar os credores sobre o progresso das ações definidas no plano de reestruturação, acompanhamos de forma periódica a implementação dos planos de reestruturação aprovados pelos credores.

Os nossos serviços incluem:

  • Implementação de mecanismos de planeamento e reporte através de dashboards de gestão (dispomos de uma equipa de Stratetegy Modelling and Analytics)
  • Monitorização dos planos de viabilidade aprovados com os credores através de reportes periódicos de performance de atividade e fluxos de caixa
  • Atualizações periódicas do plano de negócio e das perspetivas de longo-prazo

 

Ver mais

Insolvência e liquidação

Quando a empresa se encontra numa situação financeira grave em que não seja possível o turnaround do negócio, apoiamos a empresa no seu processo de insolvência com o objetivo de maximizar o valor para todos os stakeholders.

Dispomos de uma equipa com experiência em processos de insolvência, nomeadamente na preparação de planos de insolvência (sem e com recuperação), venda acelerada dos ativos e negociação com credores.

Apoiamos na alienação de negócios como parte da etapa de liquidação dos ativos da empresa em insolvência, colaborando diretamente com agentes de insolvência.

 

Ver mais

Desinvestimento e venda acelerada de ativos

Num cenário de dificuldades financeiras e reestruturação, a alienação de ativos não-core pode funcionar como uma “tábua de salvação” permitindo aliviar a pressão financeira e conceder mais tempo à empresa para implementar soluções mais alargadas.

A nossa abordagem permite uma saída controlada e em linha com as necessidades temporais do negócio e stakeholders.

Os nossos clientes podem considerar a saída do negócio a melhor opção. Nestas situações, apoiamos os nossos clientes na definição de uma estratégia de saída, identificação de candidatos e gestão do mandato de venda.

Saiba mais

Ver mais


{{filterContent.facetedTitle}}

Siga-nos

Contacte-nos

António Rodrigues

António Rodrigues

Restructuring Advisory Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 317

Cláudia Rocha

Cláudia Rocha

Strategy Advisory Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 317

Fechar