Um sistema de reporte de denúncias eficaz não se trata apenas da criação de um canal de denúncias. É também necessário que este sistema seja comunicado de forma eficaz, por forma a garantir a adequada utilização destes canais. Por outro lado, é também necessário definir os procedimentos relacionados com o tratamento que será dado às denúncias recebidas, assegurar a proteção para os denunciantes e estabelecer consequências de qualquer uso indevido deste tipo de canais.
Elaboramos / revemos as vossas políticas, processos e procedimentos relacionados com este tipo de matérias, como é o caso de:
Implementamos canais de denúncias na vossa organização, tendo em consideração o contexto e o tipo de stakeholders que interagem com a mesma. Os canais de denúncias que podemos implementar são os seguintes:
Apoiamos na elaboração de planos de comunicação e sensibilização sobre este tipo de temas transversalmente à organização.
Adicionalmente, desenvolvemos conteúdos formativos adaptados ao contexto dos nossos clientes e realizamos sessões de formação sobre estes temas para os seus colaboradores.
A nossa equipa de colaboradores tem extensa experiência na receção de denúncias envolvendo temas geralmente sensíveis, podendo apoiar também na recolha diligente de informação que possa ser útil a uma potencial investigação.
Esta equipa irá receber, registar e efetuar um resumo dos elementos reportados e por fim irá encaminhar a denúncia para os responsáveis por estas matérias nos nossos clientes.
A nossa equipa poderá apoiar na condução de investigações pontuais de determinadas denúncias, a pedido dos nossos clientes.
As investigações a realizar poderão incidir sobre temas económico-financeiros, contabilísticos e processuais ou sobre temas legais e laborais.
Ver em mais detalhe o âmbito das investigações que podemos realizar aqui.