Entenda os benefícios do regime fiscal português para Startups e Web3.
O sistema fiscal nacional dispõe de diversos incentivos ao desenvolvimento de atividades por parte de Startups e um regime de tributação dos rendimentos decorrentes de operações relacionadas com criptoativos muito benéfico. Portugal tem vindo a revelar-se um destino emergente para empreendedores e investidores do mundo Web3. Conheça as vantagens.
Em traços gerais, o regime fiscal aplicável a criptoativos em Portugal prevê que:
As regras acima estão dependentes do cumprimento de determinadas condições, nomeadamente quanto ao país de residência do sujeito passivo e/ou do devedor do rendimento.
A informação acima não dispensa a análise da situação concreta.
São diversas as recentes alterações à legislação fiscal portuguesa no sentido de promover a criação e desenvolvimento de Startups em Portugal.
Para informação mais detalhada aceda à nossa página sobre o Incentivo Fiscal à Investigação Científica e Inovação (IFICI).
Portugal faz parte da União Europeia, da Zona Euro e do espaço Schengen. Com um ambiente político e social estável, uma sociedade segura, uma força de trabalho altamente qualificada e fluente em inglês e uma excelente qualidade de vida, não é surpresa que Portugal esteja a tornar-se uma escolha de topo para qualquer pessoa que pretenda residir na União Europeia.
Se quiser alear a estes aspetos um regime fiscal extremamente competitivo, Portugal não deverá estar apenas na sua lista de opções, mas sim no topo da mesma.
6
Unicórnios de origem portuguesa
58%
Peso das exportações no volume total de negócios das Startups
€ 2.000
Salário médio, em Portugal, dos trabalhadores do ecossistema
6.ª Posição
No English Proficiency Index
100% de Pontuação
No que respeita a tributação e simplificação de Stock Options
7.ª Posição
No Global Peace Index
4719
Startups no ecossistema português em 2024
15.ª Posição
Em qualidade de vida para expatriados